Estudo de caso em escola pública de Sorocaba/SP: do monitoramento da qualidade de água para a sala de aula
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Observando o Rio Sorocaba: União Pró-Tietê” que tem como objetivo o monitoramento da qualidade da água do Rio Sorocaba e intervenções educacionais. Neste trabalho foram apresentados os resultados das intervenções educacionais em 145 alunos de uma escola municipal da cidade de Sorocaba/SP. Para tanto, foram ministradas aulas Educação Ambiental (EA) com atividades lúdicas e dinâmicas durante o primeiro semestre de 2015. Depois das aulas, foi aplicado um questionário com os alunos como norteador para as próximas atividades. Os resultados demostraram o empenho e clareza de alguns alunos que indicam de forma segura assuntos avançados, entretanto, também foi possível verificar uma lacuna nas intervenções que foi a inserção do homem como parte integrante do meio ambiente. Deste modo, com a inserção deste conceito, os alunos foram capazes de compreender que eles e a sociedade são uma poderosa ferramenta das mudanças dos padrões sociais em prol da melhoria da qualidade ambiental.
Palavras-chave
Intervenção, Meio Ambiente, Água, Rio Sorocaba
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