Projeto Padrinho: Resultados de um projeto de Educação Tutorial no Ensino de Ciências em Nível Superior

Fabricio Luchesi Forgerini, Paulo Rômulo Lima de Matos, Márcio Antônio Couto Ferreira

Resumo


O ensino de ciências em cursos universitários apresenta grandes desafios, sendo o modelo de ensino tradicionalmente aplicado nas universidades brasileiras alvo de críticas e de grande volume de estudos. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um modelo de educação tutorial, implementado experimentalmente e destinado aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências, nas modalidades de Licenciatura em Matemática & Física e Licenciatura em Biologia & Química, do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, campus da Universidade Federal do Amazonas. Neste projeto os tutores foram selecionados entre os alunos finalistas dos respectivos cursos e ficaram responsáveis por aconselhar, auxiliar e tutorar os acadêmicos ingressantes, sob orientação de um docente, o coordenador do projeto. Este tipo de tutoria em educação, apesar de apresentar resultados positivos na educação superior e ser bastante comum em muitos países na Europa e América do Norte, ainda é vagamente explorado no Brasil. A intervenção decorrente deste trabalho apresentou resultados expressivamente positivos em relação às taxas de aprovação acadêmica nas disciplinas que apresentam, historicamente, os maiores índices de reprovação e, por conseguinte, motivam a evasão universitária.


Palavras-chave


Educação Tutorial, Ensino de Ciências, Educação Superior Brasileira.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.