Experimentação em Ciências: verificando a relação entre a teoria e a prática no ensino de genética em uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão - PE

Fabricya Roberta da Silva, Maria Juliana Gomes Arandas, Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho, Nivaldo Bernardo de Lima Junior, Marcos de Figueiredo Andrade, Katharine Raquel Pereira dos Santos

Resumo


No Ensino de Ciências, geralmente as aulas ocorrem de forma conteudista e dissociadas do cotidiano, dificultando a aprendizagem significativa e o interesse por parte dos alunos. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a eficácia de aulas práticas e experimentais no Ensino de Genética, em uma escola pública da rede municipal de Vitória de Santo Antão – PE. Para realização da pesquisa foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste com perguntas relacionadas aos conteúdos abordados em sala. Os resultados observados mostraram a importância de atividades práticas e experimentais durante as aulas, possibilitando uma participação mais ativa na construção do conhecimento dos alunos e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Nessa perspectiva, percebemos que é fundamental estabelecer uma relação das aulas práticas com o conteúdo teórico abordado, e assim contribuir para a formação do conhecimento dos alunos.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Aula Prática. Métodos didáticos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.