Experimentação em Ciências: verificando a relação entre a teoria e a prática no ensino de genética em uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão - PE
Resumo
No Ensino de Ciências, geralmente as aulas ocorrem de forma conteudista e dissociadas do cotidiano, dificultando a aprendizagem significativa e o interesse por parte dos alunos. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a eficácia de aulas práticas e experimentais no Ensino de Genética, em uma escola pública da rede municipal de Vitória de Santo Antão – PE. Para realização da pesquisa foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste com perguntas relacionadas aos conteúdos abordados em sala. Os resultados observados mostraram a importância de atividades práticas e experimentais durante as aulas, possibilitando uma participação mais ativa na construção do conhecimento dos alunos e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Nessa perspectiva, percebemos que é fundamental estabelecer uma relação das aulas práticas com o conteúdo teórico abordado, e assim contribuir para a formação do conhecimento dos alunos.
Palavras-chave
Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Aula Prática. Métodos didáticos.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.