Prevenção do abuso sexual na rede escolar de Volta Redonda/RJ

Antonio Augusto Pinto Junior, Mariana Faria Calefi, Priscila Almeida Teixeira

Resumo


O presente trabalho descreve os dados de um projeto de extensão visando à orientação dos pais de alunos da 1ª Fase do Ensino Fundamental das unidades de ensino do município de Volta Redonda para a prevenção e combate do Abuso Sexual Infantil (ASI), realizado no período de março à novembro de 2015. Foram contemplados 24 encontros, contabilizando a participação de 646 pais ou responsáveis. Após a apresentação de um vídeo instrucional, em cada encontro foram discutidos os conceitos e caracterização do ASI, consequências, indicadores comportamentais, formas de denúncia e prevenção desse fenômeno. Ao término dos encontros, os participantes responderam a um questionário de avaliação em que deveriam descrever os pontos positivos e negativos do trabalho realizado, além de propor sugestões para os futuros encontros. Ao final do projeto procedeu-se à análise dos dados dos questionários. Os resultados obtidos foram transferidos para um banco de dados elaborado no Microsoft Excel 2007 e analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0 (SPSS®), com análise descritiva dos dados, de levantamento de frequência simples e relativa. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes avaliou positivamente o trabalho, destacando a melhor compreensão sobre o fenômeno, a orientação de como proceder com os casos, e como denunciar as suspeitas de ASI. Poucos foram os pontos negativos elencados, e versam sobre os problemas técnicos com equipamentos e horário dos encontros. Como sugestões, os participantes destacaram a necessidade de estender esse trabalho para outras instituições sociais. Conclui-se que esse tipo de projeto de sensibilização para os pais e responsáveis de alunos de escolas públicas pode favorecer mudanças de concepções, representações e até mesmo atitudes acerca do ASI, promovendo a sua prevenção a partir do engajamento no combate a este tipo de problema social que aflige a vida de crianças e adolescentes brasileiros, e contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais digna para os nossos jovens.

Palavras-chave


Abuso Sexual; Prevenção; Infância; Educação

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.