Programa educativo sobre qualidade do leite: aspectos culturais, sociais e tecnológicos

Alexandre de Azevedo Olival, Andrezza Alves Spexoto, Luís Fernando Laranja da Fonseca, Sônia Regina Pinheiro

Resumo


Sabendo que o conceito de sustentabilidade da produção rural envolve não somente a visão ecológica da produção mas também dimensões culturais, políticas e sociais, foi estruturado um programa educativo sobre qualidade do leite, baseado nas teorias pedagógicas de Paulo Freire, para ser implementado em produtores familiares de Pirassununga, SP. O principal objetivo da pesquisa, caracterizada como pesquisa qualitativa participante, foi verificar as alterações tecnológicas, culturais e sociais desencadeadas pelo programa. Enquanto as alterações culturais foram identificadas pela mudança de percepção sobre os desafios da atividade leiteira, em particular com relação à qualidade do leite, as mudanças sociais foram identificadas pela freqüência e qualidade do trabalho em grupo dos produtores. As alterações tecnológicas foram consideradas tendo como parâmetros a contagem de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT). O projeto envolveu cinco fases: diagnóstico geral; diagnóstico educativo; planejamento participativo; execução de atividades educativas e avaliação final. Em cada fase foram traçadas estratégias para coleta de dados qualitativos e quantitativos. As alterações na percepção dos produtores com referência a qualidade do leite e do papel desempenhado pela qualidade para o desenvolvimento comunitário, sendo que os produtores passaram a traçar estratégias, adaptadas a sua realidade, para a melhoria efetiva dos parâmetros trabalhados. Com respeito aos aspectos sociais, apesar de não ter sido observado nenhum tipo de organização formal dos produtores, observou-se uma mudança na percepção dos benefícios do trabalho em grupo. Estas alterações possibilitaram uma melhoria efetiva na qualidade do leite dos produtores participantes, sendo que o principal fator associado a melhoria da qualidade (CCS e CBT) foi a presença do produtor em todas as fases do programa.

Palavras-chave


Qualidade do leite. Extensão rural. Programa educativo. Contagem de células somáticas. Contagem bacteriana total.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.