Discutindo preconceito: relato de experiência com alunos do sexto ano

Josiane Martins Flores, Beatriz Wardzinski Barbosa, Luan Luongo Gonçalves, Rosângela Silva Gonçalves Nunes, Mirla Andrade Weber

Resumo


O preconceito, apesar de ser algo bastante comum, ainda é um assunto pouco discutido. Pensando nisso, o Projeto Educação Ambiental na Escola Municipal Pedro Ferraz Neto em São Gabriel-RS, desenvolvido com os alunos do sexto ano, adotou uma nova estratégia para priorizar situações incomuns na abordagem dessa temática tão polêmica. Esta ação teve como objetivo proporcionar, de forma lúdica e por meio de instrumentos didáticos denominados oficinas, momentos de reflexão e discussão sobre o tema preconceito para alunos de sexto ano de uma escola municipal. As oficinas foram desenvolvidas em três ambientes diferentes. Na atividade “1”, utilizando uma sala de aula, com os alunos sentados em círculo, os mesmos receberam informações sobre pessoas de renome que eram/são consideradas minorias, como por exemplo, mulheres, homossexuais, negros e deficientes. Na atividade “2”, no pátio da escola, com alunos dispostos em círculo, refletiu-se sobre o desconforto ao lidar com situações desconhecidas. Durante a atividade “3”, os alunos enfrentaram situações que alguns deficientes físicos enfrentam em seu dia a dia. Os resultados demonstraram que os alunos gostaram de discutir sobre a temática desenvolvida nas oficinas, pois este tipo de ação possibilita a reflexão do aluno e o respeito em relação ao desconhecido, aliando realidade com a prática. Concluiu-se que as oficinas desenvolvidas sobre preconceito tiveram grande receptividade por parte dos alunos, possibilitando-lhes refletir e discutir sobre preconceito.


Palavras-chave


Extensão Universitária. Atividades de intervenção. Discriminação

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