Ensino de anatomia humana: experiência de integração da extensão universitária com ensino médio

Camila Zanesco, Alexsandra Martins da Silva, Débora Tavares de Resende e Silva, Margarete Dulce Bagatini

Resumo


O ensino de anatomia para estudantes do ensino médio foi uma iniciativa do projeto “Um novo olhar para a prática experimental no ensino de Ciências Biológicas”, cuja ação de destaque é incentivar o ensino de Ciências Biológicas. O objetivo primordial do projeto consistia em oportunizar aulas teóricas-práticas permitindo o contato de estudantes e professores de escolas públicas com a universidade, aproximando-os dos laboratórios, visando melhorias das condições de aprendizagem e o despertar dos jovens para o meio acadêmico-científico. Durante o ano de 2015 foram desenvolvidas atividades do referido projeto ocupando o espaço do laboratório de anatomia, envolveram-se na realização das atividades discentes e docentes da Universidade Federal da fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, a iniciativa contou com a participação de duas escolas parceiras totalizando a participação de 188 estudantes. Ao final da realização do projeto pode-se perceber que os discentes se sentiam confiantes em realizar as atividades e instigados a continuar o projeto. Os professores das escolas parceiras se sentiam estimulados a realizar atividades práticas nas escolas; e os estudantes aprovaram a experiência com ótimos relatos, além de ter sido a primeira vez em uma universidade e um laboratório para muitos. Portanto concluímos que o projeto atingiu seus objetivos de forma positiva, aliando o processo de ensino-aprendizagem diferenciado com o conhecimento de ciência básica como a Anatomia.


Palavras-chave


Educação em saúde. Aulas práticas. Anatomia

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.