Progressão de pré-diabetes para diabetes mellitus: um estudo de vida real
Resumo
Objetivo: Avaliar a taxa de progressão para diabetes mellitus tipo 2, em indivíduos com pré-diabetes e os aspectos relacionados a esta transição. Métodos: Estudo retrospectivo de levantamento de prontuários eletrônicos de indivíduos acompanhados em ambulatório de atenção secundária à saúde, por pelo menos um ano após o diagnóstico de pré-diabetes. Resultados: Foram avaliados 68 indivíduos, com média de idade de 60 ± 13,3 anos. Excesso de peso corporal foi encontrado em 57 (84%) indivíduos e 44 (64,7%) apresentavam síndrome metabólica. Por ocasião da primeira consulta, 65 (95,4%) dos indivíduos apresentaram glicemia de jejum alterada; 6 (15%) apresentavam teste oral de tolerância à glicose alterado e 5 (13,4%) apresentavam hemoglobina glicada alterada. Em relação ao desfecho primário, seis (7,4%) indivíduos com diagnóstico evoluíram para DM, no período de um ano e dois (2,9%) indivíduos, receberam o diagnóstico, após dois anos de seguimento. Nesse grupo, 6 (85,7%) indivíduos apresentavam excesso de peso, com predomínio de deposição abdominal da gordura. Todos preenchiam critérios diagnósticos para síndrome metabólica e não aderiram à orientação de prática regular de atividade física. Conclusão: No presente estudo, a taxa de progressão de pré-diabetes para DM foi semelhante à literatura. Nesse grupo, foi elevada a prevalência de obesidade, síndrome metabólica e sedentarismo.
Palavras-chave
Diabetes mellitus tipo 2. Hiperglicemia. Pré-diabetes.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.