Atuação do projeto de extensão "Uso eficiente de energia na UFERSA"

Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella Guerra, Fernando Jackson Lopes de Lima, Amanda Suianny Fernandes Rocha, Humberto Henrique Fernandes Júnior, Luann Georgy Oliveira Queiroz

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o andamento do Projeto de Extensão “Uso Eficiente de Energia na UFERSA” em seus cinco anos de atuação. Inicialmente, o Projeto é apresentado brevemente. Em seguida, são destacadas as principais atividades realizadas, no período de 2011 até 2015, enfatizando a consolidação das ações para promoção de eficiência energética na comunidade interna e externa da Instituição; e a influência do consumo e da demanda de energia elétrica da Universidade, que se encontra em fase de expansão. Por fim, destacam-se os pontos relevantes da análise proposta, tendo como foco a gestão energética dentro da Universidade.

 

 


Palavras-chave


Eficiência energética. UFERSA. Projeto de extensão. Gestão energética.

Texto completo:

PDF

Referências


COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO(Celpe). Relatório de Sustentabilidade 2013. Recife: Celpe, 2013.

FILGUEIRA, A. A. L. et al. A importância da interdisciplinaridade no projeto de extensão “uso eficiente de energia na UFERSA” na formação do engenheiro de energia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 41., 2013, Gramado. Anais... Gramado, 2013.

SILVA, Y. F. F. C. et al. Projeto de Extensão Uso Eficiente de Energia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO (CBPE), 8., 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR; SBPE, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. Relatório de Atividades do Projeto Extensão Ano I. Mossoró, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. Relatório de Atividades do Projeto Extensão Ano II. Mossoró, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. Relatório de Atividades do Projeto Extensão Ano II. Mossoró, 2013.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.