A extensão universitária no controle populacional de cães abandonados e transformação do cidadão
Resumo
Este artigo se refere à descrição das atividades realizadas pelo programa de extensão “Controle populacional de cães de rua do município de São João del-Rei, MG” durante seus cinco anos iniciais. O programa, que possui caráter contínuo, foi realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei, com a parceria da Prefeitura Municipal do mesmo município e contou com a participação de diversos lares temporários colaboradores. Possuiu como objetivos promover a esterilização de cães de rua, a adoção dos cães esterilizados e filhotes abandonados e a realização de campanhas educativas de conscientização sobre esterilização, adoção e maus-tratos a animais, em escolas e eventos realizados no município. Foram realizadas quase 300 esterilizações, mais de 280 adoções e cerca de 5 mil pessoas foram atingidas direta e indiretamente por campanhas educativas e eventos realizados pelo programa, público formado principalmente por crianças, onde buscou-se modificar o modo de pensar e agir dos pequenos cidadãos e da população frente ao problema de cães abandonados e cuidados com os animais. Foram desenvolvidas atividades interdisciplinares em parceria com estudantes dos cursos de Zootecnia, Comunicação Social e Psicologia, por meio de confecção de material educativo e pesquisas de iniciação científica. Os resultados mostram a importância da união de conhecimentos na busca de resoluções para um objetivo comum e demonstram que o programa tem conseguido de forma direta e indireta, gerar discussão sobre o assunto e afetar a formação de opinião e o modo de agir da população, resultado que concomitante à realização de esterilizações, tem contribuído para uma menor incidência, a longo prazo, de cães abandonados no município de São João del-Rei.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.