Bioindicadores da qualidade da água: subsídios para um projeto de educação ambiental no jardim botânico municipal de Bauru, SP

Fabio Laurindo Silva, Paula Fernanda Motta Rodrigues, Jandira Liria Biscalquini Talamoni, Sonia Silveira Ruiz, Marília Andreo, Samarina Bueno Fragoso, Gabriel Lucas Bochini

Resumo


A comunidade de macroinvertebrados aquáticos pode ser usada como indicador biológico por inúmeras razões: é facilmente coletada e manuseada, é visível a olho nu e suas características podem ser facilmente reconhecidas pelos estudantes. O objetivo deste estudo foi discutir com alunos e docentes que visitam o Jardim Botânico Municipal de Bauru informações sobre o uso de indicadores biológicos da qualidade da água. Este artigo descreve a implementação, as características e as atividades desenvolvidas dentro do projeto de extensão: “Bioindicadores da qualidade da água: subsídios para um projeto de Educação Ambiental”. Os resultados indicaram que houve um aproveitamento satisfatório dos estudantes que participaram das atividades propostas.

Palavras-chave


Macroinvertebrados aquáticos. Bioindicadores da qualidade da água. Extensão universitária. Educação ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDIMARTE, A. L. et al. Amostragem de invertebrados bentônicos. In: BICUDO, C. E.

M.; BICUDO, D. C. (Org.) Amostragem em limnologia. São Carlos: Rima, 2004. p. 213-

BRINKHURST, R. O.; MARCHESE, M. R. Guia para la identification de Oligoquetos

aquaticos continentales de Sud y Centroamerica. Santa Fé: Clímax, 1989. 207 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília, 1998.

CALLISTO, M.; FRANÇA, J. S. Bioindicadores de qualidade de água: transmissão de

metodologias para o ensino fundamental e médio. In: Congresso Brasileiro de Extensão

Universitária, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de

Minas Gerais, 2004.

CALLISTO, M.; GONÇALVES Jr., J.F.; MORENO, P. Invertebrados aquáticos como

bioindicadores. In: GOULART, E.M.A. (Org.) Navegando o Rio das Velhas das Minas aos

Gerais: Proj. Manuelzão. Belo Horizonte: Coopmed, 2005. p. 555-567.

CARVALHO, I. C. M. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre

Educação Ambiental popular e extensão rural. Agroecologia e desenvolvimento rural

sustentável, Porto Alegre, v.2, n.2, p. 43-51, 2001.

FERNANDEZ, H. R.; DOMINGUEZ, E. Guía para la determinación de los

artrópodos bentónicos sudamericanos. Tucumán: Universidad Nacional de

Tucumán, Faculdade de Ciencias Naturales e Instituto Miguel Lillo, 2001. 282 p.

MARGALEF, R. Teoria de los sistemas ecologicos. 2. ed. Barcelona: Universitat de

Barcelona, 1993.

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de

construção do conhecimento (continuação). Información Filosófica, Roma, v 2, n.1, p.

-137. 2005.

MERRITT, R. W.; CUMMINS, K. W. An introduction to the aquatic insects of North

America. 3 ed. Dubuque: Kendall/Hunt, 1996. 722 p.

NÓBREGA, G. A; PRADO, J. Pteridófitas da vegetação nativa do Jardim Botânico

Municipal de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 7-

, 2008.

QUEIROZ, J. F.; TRIVINHO-STRIXINO, S.; NASCIMENTO, V. M. C. Organismos

bentônicos bioindicadores da qualidade de água da bacia do médio São Francisco.

(Comunicado técnico) São Paulo: EMBRAPA MEIO AMBIENTE, 2000.

ROQUE, F. O.; TRIVINHO-STRIXINO, S. Avaliação preliminar da qualidade da água dos

córregos do município de Luis Antônio (SP) utilizando macroinvertebrados bentônicos

como bioindicadores: subsídios para o monitoramento ambiental. Puc Sp Ciências

Biológicas e do Ambiente, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 21-34, 2000.

SANTOS, S. A. M.; RUFFINO, P. H. P. Proposta do Programa de Educação Ambiental. In:

SCHIEL, D. et al. (Org.) O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para

Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2003. p. 9-13.

SECCO, M. F. F. V. O. Conceito de Bacia Hidrográfica como Instrumento de

Educação Ambiental: uma experiência na Escola Bosque de Belém/PA. Belém:

Departamento de Museologia (DMU)/Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC),

Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), 1998.

SILVA, F. L.; MOREIRA, D. C.; BOCHINI, G. L.; RUIZ, S. S. Hábitos alimentares de larvas

de Chironomidae (Insecta: Diptera) do Córrego Vargem Limpa, Bauru, SP, Brasil.

Biotemas, Florianópolis, v. 21, p. 155-159, 2008.

SOUZA, C. C. O meio ambiente e a parceria governo-comunidade in: Educação

Ambiental: Ação e conscientização para um mundo melhor. Coleção Lições de Minas,

Belo Horizonte, v. 17, 2002.

WILLISON, J. Educação Ambiental em Jardins Botânicos: diretrizes para

desenvolvimento de estratégias individuais. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins

Botânicos, 2003.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.