A internet como ferramenta extensionista

Edila Pablizia Cavalcante Batista, Mariana Alvares Cavalcanti, Rebeca Karen Almeida de Morais, Marco Antonio Dias da Silva, Andresa Costa Pereira

Resumo


Com as modificações no processo educacional, as atividades online surgem como uma nova ferramenta pedagógica dinâmica e inovadora. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande e o Ensino Médio, promovendo a divulgação online de conteúdos versando sobre Anatomia do corpo humano aos estudantes do Ensino Médio. Um website gratuito foi construído pelos extensionistas para disponibilizar textos, imagens e jogos em uma linguagem clara e acessível aos estudantes do Ensino Médio. Em seguida, divulgou-se esse website* para os professores de biologia de todas as escolas de Ensino Médio do município de uma cidade no interior da Paraíba. Durante quatro meses, avaliou-se quantitativamente a navegação pelo site em busca de verificar sua aceitabilidade por parte dos docentes. Contabilizaram-se 1107 visualizações, em 176 acessos ao site, sendo que destas, apenas 29 se originaram na cidade em que houve a divulgação. Com esses resultados, conclui-se que é possível fortalecer o papel extensionista da Universidade utilizando-se a potencialidade do uso da Internet para o ensino de ciências como uma ferramenta pedagógica promissora que atinge não apenas o público local (objetivo inicial do projeto), mas também outras regiões do país e do mundo.


Palavras-chave


Anatomia humana; Ensino médio; Educação à distância

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