Experiência com adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Caio Cesar Portella Santos, Caroline Cusinato, Rita Melissa Lepre

Resumo


O Projeto de extensão denominado “Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim” teve início no ano de 2007, no bairro de mesmo nome, tendo como objetivo principal propiciar a formação crítica-reflexiva de um grupo de 25 a 30 jovens com idade entre treze e dezoito anos. Os encontros ocorreram semanalmente em um espaço cedido por um projeto social estabelecido no bairro, enfocando a educação em direitos humanos, a integração e a cidadania ativa, considerando-se a realidade social e cultural em que os participantes estavam inseridos. Por meio das atividades desenvolvidas e discussões de temáticas – como escola, preconceito, projeto de vida, meio ambiente e sexualidade–, foi possível observar movimentos de reflexões críticas e a formação de um grupo sólido de discussões. Como resultado principal, destaca-se a expansão da capacidade de dialogar dos jovens participantes e a constatação de que projetos de extensão que adotem os princípios da pesquisa-ação como metodologia podem gerar processos e produtos interessantes de pesquisa e de formação e desenvolvimento de pessoas.

Palavras-chave


Cidadania. Direitos Humanos. Educação. Extensão Universitária. Psicologia.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, A. V. S. A psicologia social, comunitária e social comunitária: definições dos objetos de estudo. Psicologia em foco, Aracaju, v. 3, n. 3, p. 64-72, 2009.

BLEGER, J. Temas de Psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

BOCK, A. B. Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.

CAMPOS, R. H. F. A Psicologia Social Comunitária. In: CAMPOS, R. H. F. (Org.). Psicologia social comunitária. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9-16.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

MEIRA, M. E. M. Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais. In: TAMANACHI, E. R.; PROENÇA, M.; ROCHA, M. Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

SERRÃO, M.; BALEEIRO, M. C. Aprendendo a ser e a conviver. Brasília: Fundação Odebrecht, FTD, 1999.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação nas organizações. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.