Estudo comparativo do dimensionamento de um modelo padrão para pontes metálicas mistas até 15 metros

Kennedy Gomes Pena Valério, Adriano Rodrigues, Maykmiller Carvalho Rodrigues, Jéssica Assaid Martins Rodrigues

Resumo


Neste trabalho determinou-se um modelo padrão de uma ponte metálica mista de um vão de 15 metros, a fim de minimizar os problemas enfrentados no município de Nova Serrana – MG, causados pelo grande crescimento da cidade e a falta de soluções na sua atual infraestrutura. Para o presente trabalho, analisou-se a geometria do córrego onde há necessidade da construção dessas pontes, notando-se que o vão de 15 metros atenderia a essa demanda. Após esta análise inicial, elaborou-se uma planta baixa da ponte com o auxilio do software AutoCAD®. De posse dessa planta, processaram-se os cálculos estruturais no software CYPECAD®, obtendo-se as lajes e as vigas, tanto as longarinas quanto as tranversinas. Num segundo momento, realizou-se um estudo comparativo entre os dimensionamentos executados pelo software e os cálculos realizados manualmente segundo a NBR 8800/ABNT (2008). Através desta comparação, percebeu-se que o programa computacional mostrou-se eficiente para a utilização na construção civil, visto que todas as verificações realizadas com os resultados fornecidos por ele se mostraram eficientes e seguras de acordo com a norma técnica. Entretanto, percebeu-se um superdimensionamento na viga principal quando se considerou as cargas nela aplicadas. Este superdimensionamento pode ser explicado pelas diferentes combinações adotadas, pois no cálculo expedito não se considerou as combinações decorrentes da fissuração do concreto, esforços de cisalhamento nos conectores, esforços gerados nas ligações, entre outros.

Palavras-chave


estrutura metálica, viga mista, ponte

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7188: carga móvel em ponte rodoviária e passarela de pedestre – procedimentos. Rio de Janeiro, 1982.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8800: projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios – procedimentos. Rio de Janeiro, 2008.

AUTOCAD®. Autodesk Inc, 2009.

CYPECAD®. São Paulo: Mutiplus Softwares Técnicos, 2012.

ELLER, P. R. Pré-dimensionamento de vigas mistas de aço e concreto para pontes de pequeno porte. 2011. 63 f Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Construção Metálica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2011.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem populacional. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2015.

KLINSKY, G. E. R. G. Uma contribuição ao estudo das pontes em vigas mistas. 1999. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 1999.

NOGUEIRA, M. D. P. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In. FARIA, D. S. (Org.). Construção conceitual da extensão na America Latina. Brasília: Ed. UNB, 2001.

PINHO, F. O.; BELLEI, I. H. Pontes e viadutos em vigas mistas. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Siderurgia, Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), 2007. 138 p. (Manual de construção em aço).




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.