Uma proposta didática para iniciar o ensino de histologia na educação básica

Maria Inês Braga de Oliveira, Maria Isabel da Silva, Isaac Holanda de Abreu, Vilma Camila Aparecida de Souza Pereira, Grazyelle Sebrenski da Silva, Marcela dos Santos Magalhães

Resumo


O presente artigo descreve uma proposta didática simples e de baixo custo que pode auxiliar professores da educação básica com os ensinamentos de Histologia, enfatizando o conceito de tecido e a importância da matriz extracelular. Vinte estudantes de uma escola pública na cidade de Manaus foram convidados a participar de um projeto de extensão na Universidade Federal do Amazonas. Após a observação de lacunas no conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos básicos de Histologia, foi conduzida uma atividade de demonstração com materiais comuns para a construção de um modelo tridimensional de representação dos constituintes básicos de um tecido animal. Durante o desenvolvimento da proposta, os estudantes demonstraram bastante interesse pela atividade, especialmente quando participaram ativamente da construção de seus próprios modelos. A atividade foi desenvolvida durante uma conversa entre estudantes e os extensionistas para clarificar dúvidas e fixar os conceitos ensinados. Concluiu-se que a proposta que apresentamos possibilita ao professor reproduzir uma prática de ensino simples, porém eficaz, para ser desenvolvida na sala de aula com a finalidade de mudar a concepção do aluno sobre conceitos histológicos considerados abstratos ou de difícil compreensão.

Palavras-chave


Histologia; matriz extracelular; tecido; demonstração; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BUTTOW, N. C.; CANCINO, M. E. C.Técnica histológica para a visualização do tecido conjuntivo voltado para os Ensinos Fundamental e Médio. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 11, n. 2, p. 36-40, 2007.

GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotsky. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 227-254, 2005.

GIOPPO, C.; SCHEFFER, W. O.; NEVES M. C. D. O ensino experimental na escola. Educar, n. 14, p. 39-57, 1998.

KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de biologia. 4. ed. rev. ampl. São Paulo: Edusp, 2008.

KUPSKE, C. et al. As atividades pedagógicas de biologia celular e histologia no contexto do livro didático de Ciências. In: ANPED SUL, 9., Caxias do Sul. Anais…Caxias do Sul: ANPED SUL, 2012. p. 1-12.

LONGUINI, M. D.; NARDI, R. A prática reflexiva na formação inicial de professores de física. In: NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; DINIZ, Renato Eugênio da Silva (Org.). Pesquisa em ensino de ciências: contribuição para a formação de professores. 5. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

MOREIRA, M. A. Modelos Mentais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 193-232, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2014.

ORLANDO, T. C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências

biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2014.

SILVEIRA, M. C. F. Como é o ensino de histologia no ensino médio nas escolas públicas no centro da cidade de Manaus-Am? 2012. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário do Norte, Manaus, 2012.

SOUSA, J. C.; COSTA, M. J.; PALHA, J. A.Teaching the extracellular matrix and introducing online databases within a multidisciplinary course with i-cell-Matrix: a student-centered approach. Biochemistry and Molecular Biology Education, New York, v. 38, n. 2, p. 79-84, 2010.

VALDEZ, V. R.; ARAÚJO, C. M. Análise de portal educacional e de recursos didáticos diversificados utilizados por estudantes de histologia. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 18-29, 2014.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.