Divulgação e popularização da neurociência através de uma rede social

Bruna Meyer Perroni, Geórgia Filipin, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


A internet é um meio de comunicação que proporciona que as pessoas ao redor do mundo todo se conectem e se mantenham informadas, de forma rápida, sobre diversos assuntos o tempo todo. Um dos instrumentos disponíveis na Internet é o Facebook®, uma rede social através da qual pessoas compartilham de interesses em comum, curtindo, compartilhando e discutindo informações. A internet também pode ser usada como aliada ao ensino em escolas e universidades, pois facilita a comunicação. A neurociência, ciência que estuda o cérebro, seus componentes e suas funções, precisa ser discutida e divulgada. Pensando nisso criamos uma página intitulada “Neurociência na Escola” na rede social Facebook®, com o objetivo de verificar se a criação e uso dessa página é uma alternativa válida para divulgação e popularização da neurociência e seu papel fundamental no ambiente escolar, além de buscar aproximar a comunidade dos conceitos da neurociência e neuroeducação. Para avaliar o desempenho da página/postagens foram utilizados dois instrumentos: (1) as estatísticas fornecidas pela rede social Facebook® aos administradores da página; e, (2) um questionário online elaborado pelos pesquisadores e disponibilizado através da própria página ao público-alvo; responder o questionário era opcional e anônimo. Até o início de 2015 a página obteve 500 curtidas, a maioria sendo de pessoas residentes no Brasil, mas também há pessoas de outros países que seguem a página. Referente ao sucesso dos diferentes tipos de publicação na página, percebemos que publicações de imagens e/ou fotos têm um alcance (alcance médio 264 usuários/publicação) e envolvimento maior do público (curtidas e comentários). Em relação ao segundo instrumento de avaliação, recebemos 10 respostas, todas afirmando que o Facebook® é uma importante ferramenta para divulgação da ciência e que em algum momento do seu dia a dia pessoal ou profissional algum conteúdo da página já lhe foi útil. Nós também pedimos para o público atribuir uma nota para a proposta; a média atribuída, considerando uma escala de 0 a 10, foi 9,4. Este conjunto de resultados demonstra que o uso do Facebook® para divulgação e popularização da neurociência é uma alternativa válida e que os objetivos deste estudo foram alcançados.

Palavras-chave


Comunicação e Divulgação Científica. Educação. Neurociência. Facebook.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R.; SAMPAIO, R. L. Mediação pedagógica: contribuição dos objetos digitais de aprendizagem para o ensino. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 189, p. 47-54, 2010.

BEHAR, P. A. TORREZZAN, C. W. Metas do design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v.17, n. 3, p. 12-24, 2009.

BRUNO, A. R. Aprendizagem em ambientes virtuais: plasticidade na formação do adulto educador. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 43-54, 2010.

COSENZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FACEBOOK. Using Facebook. Section using. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2014.

SILVA, F.; MORINO, C. R. I. A importância das neurociências na formação de professores. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 21, n. 1, p. 29-50, 2012.

VARGAS, L. S. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 233-224, 2014a.

VARGAS, L. S. et al. The use of Facebook as a tool to increase the interest of undergraduate students in physiology in an interdisciplinary way. Advances in Physiology Education, Bethesda, v. 38, p. 273-276, 2014b.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.