"Conhecendo o cérebro": divulgando e despertando interesse na neurociência

Roberta Ekuni de Souza, Bruno Miguel Nogueira de Souza, Alex Kiyomassa Watanabe, Cícera Hanaísa Cassiano dos Santos, Guilherme de Almeida Machado, Edgard José de Souza-Júnior, Juliana Valente Camacho Calvo, Leticia Barbosa Gaiotte, Matheus Augusto Silva, Melissa Mitico Ebara, Monara Nelid Fortuna Vieira, Roberta Carvalho Cesário

Resumo


Neurociência estampa capa de revistas e sempre é assunto na mídia. Contudo, nem sempre as informações passadas por elas estão corretas. Há uma necessidade e curiosidade do público em conhecer sobre o funcionamento do cérebro. O presente evento teve como objetivo divulgar e incentivar crianças e adolescentes a conhecerem mais sobre o tema. Para isso realizou um evento no estilo “feira de ciências” tendo o cérebro como foco. O evento contou com estandes norteados no uso dos órgãos do sentido para interagir com o mundo. Os estandes foram divididos em: visão, audição, olfato e gustação, tato, games e cognição, exposição de neuroanatomia, atividades lúdicas (pinte o cérebro, neurobalões) e cantinho da leitura com um livro que divulga neurociência para crianças. Como resultado, mais de 300 pessoas visitaram o local e através das atividades, puderam conhecer um pouco mais sobre o tema.

Palavras-chave


Divulgação científica. Extensão. Neurociência.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, G.; CHICHIERCHIO, M.; SHOLL-FRANCO, A. A divulgação científica como instrumento de desmitificação e conscientização pública sobre neurociências. In: EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. (Org.). Caçadores de neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Ed. Memnon, 2015. p. 204-220.

BEAR, F. M.; CONNORS, W. B.; PARADISO, A. M. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 546 p.

BLAKEMORE, C. et al. Visão. In: MORRIS, R.; FILLENZ, M. (Orgs) Neurociências: ciência do cérebro: uma introdução para jovens estudantes. Liverpool, UK: The British Neuroscience Association (BNA), 2003. p. 14-18.

CARLSON, N. R. Fisiologia do comportamento. 7. ed. São Paulo: Ed. Manole, 2002. 699 p.

D´ÁVILA, C. M. Eclipse do lúdico. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 25, p. 15-25, 2006.

DEKKER, S. et al. Neuromyths in education: prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology: Educational Psychology, v. 429, p. 1-8, 2012.

EAGLEMAN, D. M. Visual illusions and neurobiology. Nature Reviews Neuroscience, v. 2, p. 920-926, 2001.

EKUNI, R. et al. Projeto de Extensão Grupo de Estudos em Neurociência: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 5, p. 55-59, 2014.

EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. O mistério do cérebro e a caça aos neuromitos. In: ______. Caçadores de neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Ed. Memnon, 2015. p. 16-26.

ERIKSSON, P. S. Neurogenesis in the adult human hippocampus. Nature Medicine, v. 4, n. 11, p. 1313-1317, 1998.

FILIPIN, G. et al. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 69-76, 2014.

HAMBURGER, E. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 60, p. 93-104, 2007.

HILLMAN, C. H.; ERICKSON, K. I.; KRAMER, A. F. Be smart, exercise your heart: exercise effects on brain and cognition. Nature Reviews Neuroscience, v. 9, p. 58-65, 2008.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M. Princípios da neurociência. Tradução de Ana Carolina Guedes Pereira et al. 4. ed. Barueri: Manole, 2003.

LILIENFIELD, S. O. et al. Os 50 principais mitos populares da psicologia. São Paulo: Gente Editora, 2010.

LINDELL, A. K.; KIDD, E. Consumers favor “Rignt Brain” Training: the dangerous lure of neuromarketing. Mind, Brain, and Education, v. 7, p. 35-39, 2013.

MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

MOTA, B.; HERCULANO-HOUZEL, S. Cortical folding scales universally with surface area and thickness, not number of neurons. Science, v. 349, p. 74-77, 2015.

MUSEU Itinerante de Neurociências. Neurobalão. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2014.

OEI, A. C.; PATTERSON, M. D. Enhancing cognition with Video Games: a multiple game training study. PLoS ONE, v. 8, n. 3, e58546, 2013.

PANGEA: THE NEVERENDING WORLD. Direção: Daniel Magyar; Adam Magyar; Zsolt Macsinka; Gabor Balazs; Peter Sohajda. USA, AEnima CGS, 2009. Uma animação 3D. (7 min.)

PASQUINELLI, E. Neuromyths: why do they exist and persist? Mind, Brain and Education, v. 6, p. 89-96, 2012.

RIVERO, T. S.; QUERINO, E. H. G.; STARLING, I. Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v. 4, n. 2, p. 38-47, 2012.

SILVA, S. G.; BROCKINGTON, G.; QUEIROZ, N. As dúvidas de Stem, uma pequena célula multipotente. [S.l.: s.n.], 2003.

SOUZA, D. M. V. Museus de ciência, divulgação científica e informação: reflexões acerca de ideologia e memória. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 155-168, 2009.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.