Integração ensino/serviço/comunidade: a extensão como constituinte orgânica da formação universitária

Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque, Bruna dos Santos Rodrigues, Eduardo Gomes da Rocha, Ingrid Lorrane Ferreira de Carvalho, Isabel Carolina dos Santos Marques, Rebeca Ludmila de Lima, Veridiana Grasselli, Vivian Yuki Cucatti Murakami

Resumo


O presente relato de experiência apresenta a concepção de extensão de um projeto da Universidade Federal do Paraná, intitulado “Integração Ensino/Serviço/Comunidade no SUS”, entendendo-a como componente do tripé ensino/pesquisa/extensão, constituintes indissociáveis do processo de formação. Com base nessa compreensão, descreve as atividades realizadas, buscando demonstrar a coerência da ação prática com seu fundamento teórico. O projeto parte da avaliação de serviços de saúde da atenção básica do SUS, com a identificação de problemas, formulação de propostas de soluções e implantação de alterações nos serviços visando sua melhoria. Tais ações proporcionam aos estudantes e trabalhadores da saúde um processo de aprendizagem que parte da representação sincrética da realidade, passa por momentos de abstração e retorna à realidade num movimento de síntese integradora, potencializadora da compreensão dos fenômenos para além da sua aparência, reafirmando a realidade como critério de verdade do conhecimento produzido. Os usuários são, também, beneficiados pela melhor compreensão da realidade e pelo aprimoramento do atendimento dos serviços prestados pelas equipes de saúde resultante de tal movimento.  As experiências têm sido documentadas e divulgadas através de apresentações em eventos científicos e publicações de artigos em periódicos.

Palavras-chave


Ensino. Pesquisa. Extensão. Aprendizagem.SUS.

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