O ensino de xadrez como ferramenta no processo de aprendizado infantil

Ricardo Santana D’Lucia, Fernanda Sifuentes P. Leitão, Gustavo da Fonseca, Marilza Ramos Pereira da Silva, Rosa Maria Fernandes Scalvi

Resumo


Através do jogo de xadrez é possível criar situações que faz com que o jogador desenvolva habilidades para enfrentar e resolver problemas no decorrer de sua vida. Para desfrutar o jogo, devem respeitar regras e oponentes, assim como em teoria é a vida, além da hierarquia imposta entre o mais fraco e o mais forte, que separada em grau numérico, determina qualidades, diferenciando um simples Peão de um tão importante Rei, que em suma, lidera o jogo. Neste trabalho a proposta principal é utilizar o jogo de xadrez como uma ferramenta no processo de aprendizagem de crianças, colaborando tanto intelectualmente como socialmente para o seu desenvolvimento. A metodologia empregada obedece as seguintes etapas de ensino do jogo: História do xadrez, o tabuleiro, as peças, preparação das peças para o início do jogo, movimento e valor das peças, movimentos especiais, xeque e xeque mate, notação da partida, marcação do tempo e análises e reflexões de partidas de xadrez. Cada uma das fases é desenvolvida paralelamente com outras atividades pedagógicas, como por exemplo, atividades artísticas, escrita e matemática, de forma a trabalhar também a interdisciplinaridade. É possível constatar que o trabalho proposto tem contribuído para o desenvolvimento das crianças, já que na educação infantil o jogo se faz necessário, pois manuseando materiais convenientes, as crianças se integram, absorvem as realidades intelectuais e se sentem capazes de realizar suas competências. Inseridas na aplicação da prática do jogo de xadrez, as crianças ludicamente se socializam e acabam sendo favorecidas na assimilação de conteúdos. As atividades aplicadas através da interdisciplinaridade, também tem contribuído bastante com a prática, pois se verifica que ocorre um crescimento do grupo de crianças envolvidas, no que diz respeito ao desenvolvimento da atenção, raciocínio, coordenação motora e processo de socialização.

Palavras-chave


xadrez, práticas pedagógicas, pré-escolar

Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTONE, S.A. O jogo na história – Um estudo sobre o uso do Jogo de

Xadrez no processo ensino-aprendizagem, 2000, Dissertação (Mestrado) -

Universidade São Marcos, São Paulo.

COSTA, L. Atlas do esporte no Brasil: Atlas do esporte, educação física e

atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005,

p.348-364

D’AGOSTINI, O. G., Xadrez Básico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1968

DOUBEK, J. Xadrez para principiantes, 11ª Edição, Ediouro Publicações S/A,

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica

educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITÃO, F.S.P.; FONSECA, G.; SILVA, M.R.P.; SCALVI, R.M.F. O xadrez e

sua interdisciplinaridade no ensino infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 3, 2004, Curitiba, PR. Anais.

RIBEIRO, R. e LOTH, F. L.S. Coleção xadrez para crianças. Blumenau: Brasil

Leitura, 2000




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.