Natação: reconhecimento do projeto de extensão no interior da Bahia

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Felipe Eduardo Ferreira Marta, Elisa Caroline Costa Silva, Franck Nei Monteiro Barbosa, Temístocles Damasceno Silva, Adair Lopes da Silva

Resumo


A natação faz parte da cultura corporal de movimento e, como tal, pode ser vivenciada com fins esportivos, educacionais ou ainda com fins voltados para a saúde. Com intuito de dialogar com essas três áreas (esporte, saúde e educação) foi desenvolvido o Projeto de extensão “Vivenciando o Meio Aquático” na cidade de Jequié-BA, para oportunizar aos escolares da rede pública de ensino o acesso à natação. Assim, os objetivos foram avaliar o nível de aprendizagem das técnicas de adaptação ao meio líquido após participarem do referido Projeto, e conhecer a opinião dos extensionistas do curso de Licenciatura em Educação Física participantes do projeto no que se refere à extensão universitária e da sua contribuição para a formação profissional. O estudo de natureza quanti-qualitativa do tipo descritivo contou com a participação de 8 escolares e 12 extensionistas. Os escolares realizaram três atividades na piscina referentes às técnicas de adaptação: equilíbrio, respiração e flutuação. Tais execuções foram realizadas nos momentos anterior e posterior à participação no programa avaliando o desempenho de cada escolar participante. Neste caso as atividades foram descritas em “realizou” ou “não realizou”. Para realização desta etapa, foi utilizada análise estatística descritiva dada em porcentagem. Já os extensionistas responderam a um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas referentes à extensão universitária e a formação profissional. Os dados foram categorizados e analisados a partir de categorias de análises. Ao término do projeto verificou-se que a maior parte dos escolares conseguiu realizar as técnicas respiração e equilíbrio, permanecendo a flutuação como a maior dificuldade. No que se refere aos extensionistas observou-se que eles compreenderam a importância do projeto como forma de contribuir com a comunidade, entretanto não observaram a via de mão dupla. No que tange à formação, eles valorizaram o projeto como espaço que contribuiu para a formação profissional, na medida em que garantiu a eles um contato com a realidade, um espaço em que “foi possível atuar como professor”. Concluiu-se que o Projeto “Vivenciando o Meio Aquático” tem sido considerado um espaço para desenvolvimento dos escolares e dos extensionistas. Isto porque tem sido ofertado o acesso da natação para os escolares uma vez observada a melhora no desempenho das técnicas de equilíbrio e respiração. Tem também promovido grandes mudanças para os discentes voluntários do projeto uma vez que tais discentes compreendem a importância da Extensão Universitária enquanto espaço que favorece a consolidação do conhecimento adquirido no curso de graduação e oportuniza um espaço para que a Universidade consiga oferecer à comunidade o acesso à natação. Entretanto, o que fica nas entrelinhas é o fato de que por se tratar de um componente da cultura corporal de movimento “elitizado”, por exigir uma infraestrutura específica, a prática da natação enfrenta grandes obstáculos, sobretudo, em locais onde há escassez de piscinas públicas, caso da cidade de Jequié.

Palavras-chave


Natação; Aprendizagem; Atividade Física

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