Extensão universitária e formação do professor de educação física: contribuições a partir da permanência prolongada

Leopoldo Katsuki Hirama, José Arlen Beltrão de Matos, Cássia dos Santos Joaquim, Paulo César Montagner

Resumo


A participação discente em projetos de extensão pode representar oportunidade de vivências importantes na formação profissional do futuro professor. Este estudo buscou discutir as oportunidades oferecidas especialmente pela permanência prolongada de estudantes do curso de Educação Física, bolsistas em projeto com o ensino de judô. Através de entrevistas semiestruturadas foram levantadas as impressões de cinco discentes com mais de dois anos de permanência no referido projeto e indicam uma série de situações que julgam importantes para suas formações oriundas do percurso de médio a longo prazo que puderam acompanhar, tanto no tocante à maturidade pedagógica e didática como no desenvolvimento das crianças e jovens alunos de judô.

Palavras-chave


Extensão universitária, permanência, formação docente

Texto completo:

PDF

Referências


AYOUB, E.; PRODÓCIMO, E. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: contribuições para a formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2011. p. 6296-6308.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELTRAO, J. A. O subprojeto de Educação Física PIBID da UFRB: balanço e avaliação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 18., CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 5., 2012, Brasília. Anais... Brasília: CONBRACE, 2012, p. 1-3.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 Ago. 2014. doi:http://dx.doi.org/10.5007/18027.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, J. B. Pedagogia do esporte. In: MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R. (Org.). Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba: Ed. Unimep, 2000. p. 91-95.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

HERNÁNDEZ, F. A formação do professorado e a investigação sobre a aprendizagem dos docentes. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. (Org.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, Sulina, 1999.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integrada. In: FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 17. ed. Campinas: Papirus, 1991. p. 63-74.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.