‘Pet-física vai à escola’ – Uma metodologia para despertar o interesse no estudo de ciência em alunos de ensino básico

Bruno Gonçalves, Michelle Alves Vicentini, Karina Aparecida Morais Ramalho de Paula, Júlia de Assis Ferraz, Gabriela Aida Costa Nascimento, Bruno Lopes Cordovil, Jeyson Belchior de Oliveira

Resumo


No período de 2011 a 2013, o Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física) desenvolveu ações por meio do projeto “PET Física Vai À Escola”, em 11 escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, MG. O objetivo central do projeto foi o de estimular os alunos do ensino básico na busca e valorização do conhecimento a partir da apresentação de temas relacionados às áreas das Ciências Naturais e da Física, de forma atrativa. A estratégia utilizada foi a de apresentar alguns temas dessas áreas com o auxílio de tecnologias bem disponíveis, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interação dos alunos com aparatos didáticos que auxiliassem na compreensão dos temas abordados. Com isso, esperava-se também que o projeto contribuísse com a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem tal como auxiliasse na formação dos professores, estimulando-os a apresentar os conteúdos aos alunos de forma mais atrativa e dinâmica. Este artigo apresenta dados qualitativos e quantitativos resultantes das intervenções pedagógicas realizadas durante o projeto e algumas considerações sobre o efeito de tais intervenções na comunidade escolar e sobre os bolsistas que desenvolveram as ações. Em cada escola visitada os bolsistas apresentaram a professores e alunos palestras sobre temas da área de Ciências e/ou Física, tendo como público alvo alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Após cada apresentação, e sob orientação dos bolsistas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com aparatos didáticos relacionados aos temas. Os dados coletados sugerem que a abordagem mais dinâmica e interativa dos temas aguçou a curiosidade e interesse dos alunos pelas exposições, além de ter estimulado os professores a prepararem suas aulas com abordagens pedagógicas mais atrativas.


Palavras-chave


Extensão. Física. Tecnologia. Novas metodologias.

Texto completo:

PDF

Referências


MILTÃO, M. S. R. et al. Ciências físicas e popularização da astronomia na Chapada Diamantina- Bahia. Relato de uma experiência. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.167-175, 2012.

MOREIRA, A. C, S. Uma Visão Vygotskyana das Atividades Experimentais de Física Publicadas em Revistas de Ensino de Ciência https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/Disserta%E7%E3o_-_Ana_Cl%E1udia_Souza_Moreira.pdf. Acesso em: 18 set. 2013.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.