‘Pet-física vai à escola’ – Uma metodologia para despertar o interesse no estudo de ciência em alunos de ensino básico
Resumo
No período de 2011 a 2013, o Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física) desenvolveu ações por meio do projeto “PET Física Vai À Escola”, em 11 escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, MG. O objetivo central do projeto foi o de estimular os alunos do ensino básico na busca e valorização do conhecimento a partir da apresentação de temas relacionados às áreas das Ciências Naturais e da Física, de forma atrativa. A estratégia utilizada foi a de apresentar alguns temas dessas áreas com o auxílio de tecnologias bem disponíveis, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interação dos alunos com aparatos didáticos que auxiliassem na compreensão dos temas abordados. Com isso, esperava-se também que o projeto contribuísse com a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem tal como auxiliasse na formação dos professores, estimulando-os a apresentar os conteúdos aos alunos de forma mais atrativa e dinâmica. Este artigo apresenta dados qualitativos e quantitativos resultantes das intervenções pedagógicas realizadas durante o projeto e algumas considerações sobre o efeito de tais intervenções na comunidade escolar e sobre os bolsistas que desenvolveram as ações. Em cada escola visitada os bolsistas apresentaram a professores e alunos palestras sobre temas da área de Ciências e/ou Física, tendo como público alvo alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Após cada apresentação, e sob orientação dos bolsistas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com aparatos didáticos relacionados aos temas. Os dados coletados sugerem que a abordagem mais dinâmica e interativa dos temas aguçou a curiosidade e interesse dos alunos pelas exposições, além de ter estimulado os professores a prepararem suas aulas com abordagens pedagógicas mais atrativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
MILTÃO, M. S. R. et al. Ciências físicas e popularização da astronomia na Chapada Diamantina- Bahia. Relato de uma experiência. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.167-175, 2012.
MOREIRA, A. C, S. Uma Visão Vygotskyana das Atividades Experimentais de Física Publicadas em Revistas de Ensino de Ciência https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/Disserta%E7%E3o_-_Ana_Cl%E1udia_Souza_Moreira.pdf. Acesso em: 18 set. 2013.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.