Receptividade das crianças do CCI-Lageado a uma proposta de educação musical: aspectos motivacionais

Ricardo Guimarães Marim, Alfredo Pereira Junior, Luiz Roberto Hernandes Bicudo, Maria José Queiroz de Freitas Alves

Resumo


O objetivo geral deste estudo foi analisar a motivação gerada por uma proposta de musicalização infantil em crianças. Essa pesquisa foi qualitativa e os dados foram coletados através do método da observação direta, sendo registrados em um caderno de notas. Foram observadas aulas de musicalização infantil realizadas com crianças, numa faixa etária entre 3 a 6 anos, no Centro de Convivência Infantil – Lageado (CCI). As aulas foram agrupadas de acordo com três finalidades: construção de um instrumento musical, aprendizado musical e apresentação artística no dia das mães. A construção dos instrumentos foi uma atividade bastante motivadora, envolveu todas as crianças, dando a oportunidade de realizarem algo que nunca haviam feito antes. No CCI, devida à realização de outros trabalhos artísticos, já era conhecido o interesse por atividades manuais. A motivação verificada neste trabalho, de acordo com Bzuneck (2001), está inserida na teoria de metas de realização, que são de dois tipos, a saber, meta tarefa e meta performance-aproximação, sendo que normalmente as crianças adotam simultaneamente os dois tipos de metas. Nas aulas, foram realizadas atividades variadas, com o propósito de ensinar teorias musicais através de atividades lúdicas. Nessa etapa, a motivação do grupo variou. Houve maior motivação quando as atividades aproximavam a criança da brincadeira e envolviam todo o grupo simultaneamente. Houve menor motivação do grupo quando as atividades foram realizadas com instrumentos musicais, pois as crianças tocavam em pares e as que esperavam perdiam a motivação, dispersavam facilmente e não mantinham a atenção no professor. A motivação nessas atividades é influenciada por um conjunto de fatores, como professor, tarefa, tempo, agrupamento e a escola como um todo. Os ensaios para a apresentação no dia das mães envolveram ensaios de canto e com instrumentos. No canto, foi utilizada uma canção feita com base em frase ditas pelas crianças em homenagem às suas mães. A parte instrumental seguiu o ritmo que já havia sido ensinado em aulas anteriores. Nessa etapa, a motivação do grupo também foi oscilante, inicialmente intensa, diminuindo conforme a repetição dos ensaios e voltando a crescer no momento da apresentação. No decorrer das atividades, os ensaios constantes e repetitivos diminuíram a motivação. Neste caso, de acordo com Bzuneck (2001), não houve diversificação do planejamento, compartilhamento de decisões, propostas de fantasia, etc. Através desses dados pode-se observar que houve motivação dos envolvidos nas atividades durante todo o trabalho, sofrendo variações em certos momentos, mas nunca deixando de existir.

Palavras-chave


Musicalização. Motivação. Crianças. Educação e cultura.

Texto completo:

PDF

Referências


AMES, C. Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Journal of Education

Psychology, 84, 261-271, 1992.

BEAL, G.M.; BOHLEN, J.M.; RAUDABAUGH, J.N. Liderança e Dinâmica de Grupo. 6.

ed. Rio de Janeiro, 1972. 287p.

BZUNECK, J.A; BORUCHOVITCH, E. A Motivação do Aluno. 2. ed. Rio de Janeiro:

Petrópolis, 2001. 181p.

BROPHY J. E. Conceptualizing student motivation. Educational Psychologist. 18 (3),

-215, 1983.

CASTRO, A. A. Avaliação da qualidade da Informação,

http:www.metodologia.org/Ecmal/livro, 1994. 1-14p. Acesso em: 21 mai. 2008.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 5. ed. São Paulo, 2001.

p.

MINAYO, M.C.S. et al. Pesquisa Social. 17.ed. 6. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2000.

p.

SAVIANI, D. In: Mesa Redonda sobre a Natureza e Especificidade da Educação,

publicado anteriormente no Em Aberto, INEP, n. 22, 1984.

SCHAFER, M. O Ouvido Pensante. São Paulo, 1991. 399p.

WOOLFOLK, A. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.