Diálogos entre a Gestalt-Terapia e a dança: corpo, expressão e sentido

Carla do Eirado Silva, Cíntia Siqueira de Oliveira, Mônica Botelho Alvim

Resumo


Este artigo pretende discutir o encontro da psicologia com a arte/dança a partir de reflexões suscitadas com o trabalho interdisciplinar realizado em oficinas de dança com adolescentes de uma comunidade do Rio de Janeiro em parceria com uma ONG da região. No trabalho interdisciplinar realizado em torno das oficinas, o foco estava na corporeidade e nos processos de subjetivação dos jovens. O referencial teórico foi a fenomenologia de Merleau-Ponty, a clínica da Gestalt-Terapia e a Teoria dos Fundamentos da Dança de Helenita de Sá Earp. A fenomenologia concebe a experiência humana como ação espontânea e expressiva no mundo, produtora de sentidos e significados. A gestalt-terapia é uma clínica da experiência na qual se visa a ampliação da capacidade de awareness a partir do corpo, que propicia uma ressignificação de si, da experiência, do mundo. Entende-se a arte como uma vivência-corpo, não como recurso; mas campo de possibilidades para uma experiência estética de si e do mundo. Na dança o corpo se reanima, descentraliza e se movimenta para criar sentidos. O trabalho nas oficinas visava criar possibilidades expressivas a partir das vivências que emergiam no campo, um trabalho expressivo que se propunha a revolver sentidos e significados sedimentados, possibilitando uma postura mais crítica frente a realidade automatizante* e cristalizadora. A exploração dos referenciais teóricos da dança e da gestalt-terapia realizada neste trabalho apontou importantes afinidades ontológicas, epistemológicas, conceituais e metodológicas, e permitiiu fortalecer, do ponto de vista teórico, as bases do diálogo em torno da prática que vem sendo desenvolvida nas oficinas com os jovens.

Palavras-chave


Gestalt-terapia. Dança. Corpo.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.