Editorial

Eduardo Galhardo, Maria Candida Soares Del-Masso, José Arnaldo Frutuoso Roveda, Angela Cristina Cilense Zuanon

Resumo


A Revista Ciência em Extensão - RCE, publicação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP tem como objetivo difundir os diferentes resultados das ações de extensão universitária e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Criada em 2004, a RCE passou a utilizar, a partir de 2008, a Plataforma SEER, sistema traduzido pelo IBICT, e todas as edições anteriores a essa data foram incluídas nesse sistema. Assim, neste ano de 2014 comemora os 10 anos de existência da RCE, momento em que se inicia a preparação de uma edição especial a ser publicada em dezembro.

A Revista Ciência em Extensão é o veículo oficial de divulgação científica dos resultados de atividades, projetos e pesquisas em extensão universitária, os quais são aceitos nas respectivas seções da RCE distribuídos em: artigos inéditos; relatos de experiência e artigos de opinião; resenhas de livros e revistas recentemente publicados com foco na extensão universitária; resumos de dissertações e teses geradas a partir de projetos e pesquisas em extensão universitária; resumos de trabalhos premiados em congresso de extensão universitária. A RCE está aberta às contribuições nacionais e internacionais, de inteira responsabilidade dos autores, desde que preencham as normas editoriais da revista. As publicações deverão ser informações originais de investigação relacionadas às áreas temáticas resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária. Um aspecto a ser ressaltado é a relevância da interdisciplinaridade, o envolvimento da comunidade e os aspectos sociais das atividades de extensão universitária. Outra informação importante para avaliar a RCE é que desde 2012 utiliza-se a verificação de originalidade dos trabalhos submetidos à RCE por meio da utilização do Turnitin que é um sistema reconhecido internacionalmente como ferramenta eficiente neste tipo de verificação.

A RCE conta com o Selo Cultura Acadêmica da Fundação Editora da UNESP, está indexada nas Bases de Dados LATINDEX, CAPES PERIÓDICOS e incluída nas buscas do Google Acadêmico. A RCE também está associada à Base de dados EBSCO Host. A sua Avaliação pela CAPES/Qualis demonstra a crescente qualificação da RCE, que ampliou a quantidade de áreas atingindo 29 áreas do conhecimento. O estrato atual em abril de 2014 evidencia a qualificação B2 na área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia, e B3 nas áreas de Psicologia, Engenharias III e principalmente na Interdisciplinar que caracteriza a RCE.

O resumo estatístico (2013) do sistema da registra demonstra que foram submetidos 111 artigos, publicadas 3 edições com 32 artigos inéditos.  Neste ano de 2014 inscreveram-se 478 pessoas entre autores e novos avaliadores, além do cadastro no sistema 459 novos leitores.

A análise do trafego no portal, realizada pelo Google Analytics no período de 01/01/2013 a 31/12/2013, indica que a RCE recebeu 60.415 visitas de 51.220 visitantes de 79 países, com análise de cobertura regional (Brasil – 56.929 visitas de 871 cidades). A principal fonte de acesso à revista é de sistemas de busca 58% (35.040 pesquisas). Esses dados indicam que não só a comunidade acadêmica da UNESP se vale desse espaço de publicação, mas aquelas advindas de outros locais do país e do exterior e mostram a sua crescente qualificação como divulgação das atividades extensionistas das Universidades Brasileiras. Após a publicação do número de dezembro, a RCE recebeu, no período de janeiro a abril de 2014, 18.135 visitas de 15.413 visitantes provenientes de 49 países, com 84% das visitas originadas em 545 cidades do Brasil, tais representam a amplitude de alcance da Revista.

O conhecimento e experiências que a extensão universitária oferece tanto ao ensino acadêmico de graduandos e pós-graduandos, quanto às ações dos docentes e funcionários das Universidades devem ser divulgados, discutidos e socializados mediante publicações voltadas às diversas áreas do saber. As diferentes ações dirigidas à extensão universitária, ao levarem benefícios, ciência e conhecimento às comunidades, acumulam, além de resultados importantes para a Universidade, bagagem humana, ética e cidadã.

Nesta primeira edição do ano de 2014, a RCE apresenta seis artigos científicos e seis relatos de práticas extensionistas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciências agrárias e veterinárias e cultura, totalizando doze trabalhos, oito dos quais externos à UNESP, facilitando, portanto, o acesso de toda a comunidade acadêmica às importantes informações, conceitos e diferentes concepções que envolvem a dimensão da extensão universitária em diferentes Universidades do país e do exterior.


Palavras-chave


extensão universitária, divulgação

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.