Carta ao Leitor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Para inaugurar 2014 a Revista Ciência em Extensão precisa ser entendida como veículo de disseminação científica e tecnológica que, no âmbito da extensão, apresenta o desenvolvimento de pesquisas que transpuseram o saber acadêmico para uma prática social. Nesse sentido, a revista demonstra em cada artigo mais do que resultados de pesquisa quando expõe o saber acadêmico. Revela ações transformadoras de realidades sociais em temas tais como educação, saúde, direitos humanos e outros. Por isso, é possível distingui-la das demais revistas publicadas por órgãos ligados à extensão universitária que realizam a divulgação de ações extensionistas sem articulação com o saber acadêmico. O saber acadêmico deve estar indissociavelmente articulado com o ensino, pesquisa e extensão, conforme definição contida no Art.1º da Resolução Unesp nº 11 de 02 de fevereiro de 2012, "A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade".

Quando a Universidade viabiliza estratégias de comunicação e disseminação científica das ações extensionistas está, claramente, articulando o saber acadêmico com a prática social que é, em si, uma ação extensionista dentro de um veículo de comunicação e disseminação para outros pesquisadores que podem, efetivamente, realizar outras ações extensionistas em outras instituições acadêmicas. Tal influencia disseminadora é essencial para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro cujas repercussões poderão gerar outras ações extensionistas mais abrangentes e mais complexas conforme população, localização geográfica e finalidade. Mais do que o impacto interno e externo é necessário obter a repercussão de ações extensionistas em âmbito acadêmico para conscientizar pesquisadores que atuam em pesquisa e docência de que a extensão universitária é o caminho mais direto para o reconhecimento da importância da pesquisa e do ensino fora da universidade.

Com esse entendimento os resultados de uma pesquisa isolada poderão não ser suficientes se não oferecerem o conjunto de conhecimentos necessários à complexidade dos problemas brasileiros. É nisso que reside a importância da Universidade enquanto instituição agregadora de conhecimentos multi e interdisciplinares. Portanto, esta revista cumpre com finalidade impar ao realizar a disseminação da Ciência em Extensão.


Palavras-chave


divulgação cientifica; extensão universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.