CIÊNICA: divulgação da ciência e tecnologia por meio do teatro

Leonardo Maciel Moreira, Marcos Antonio de Abreu Lopes Junior

Resumo


Há cerca de 20 anos a Universidade Federal do Rio de Janeiro marca presença na cidade de Macaé e na região norte fluminense. O projeto CIÊNICA é uma das ações do Campus Macaé da UFRJ, que se propõe a articular a pesquisa, o ensino de graduação e a extensão universitária ao teatro, visando a divulgação da ciência e da tecnologia, de maneira a produzir reflexões e conhecimentos sobre seus impactos sobre a sociedade, o meio ambiente e a cultura. O objetivo desse artigo é apresentar o projeto CIÊNICA, explicitando seus pressupostos teóricos, sua prática e os resultados alcançados.


Palavras-chave


Educação em ciências. Teatro. Teatro Científico.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, R. P. De Mendeleiev a Thomson: la clasificación de lós elementos. Seminario Orotava de Historia de la Ciencia, n. III, p. 449-475, 1993.

BARBACCI, S. From the Golem to Artificial Intelligence: science in the theatre for an existential reflection. Journal of Science Communication, v. 1, n. 3, Sept. 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2011.

BARBACCI, S. Science and Theatre: a multifaceted relationship between pedagogical purpose and artistic expression. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PUBLIC COMMUNICATION OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, 8., 2004. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2011.

BLASET, A. B. Mendeleiev, el que pudo haber sido y no fue. Educación Química, n. 19, p. 152-158, 2006.

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. 368 p.

BROUWER, W. The image of the physicist in modern drama (Part 2). American Journal of Physics, New York, v. 62, n. 3, p. 234-240, Mar. 1994.

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy. The Science Teacher, Arlington, v. 62, n. 7, p. 28-33, Oct. 1995.

CHASSOT, A. Educação consciência. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARRAY, F. G.; BADILLO, R. G.; MIRANDA, R. P. Un análisis histórico-epistemológico de lós trabajos de Mendeleiev sobre La periodicidad química. Tecné, Episteme y Didaxis, n. 20, p. 110-123, 2006.

KOUDELA, I. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

MASSARANI, L.; ALMEIDA, C. Arte e ciência no palco. Historia, Ciências, Saúde- Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, p. 233-246, out. 2006. Suplemento.

MOREIRA, L. M. Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição. Ciência e Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 4, p. 803-818, 2012 .

MOREIRA, L. M. O Teatro em Museus e Centros de Ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização científica. 2013. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. O Teatro em Museus e Centros de Ciências Brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC, 8., 2011, Campinas.

OKI, M. C. M. O conceito de elemento: da modernidade à antiguidade. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 16, p. 21-25, 1995.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SÁNCHEZ SANDOVAL, O.; GONZÁLEZ VERGARA, E.; ELIZALDE GONZÁLEZ, M. P. Mendeleiev ¿um científico romântico o clásico?. Ciência y Cultura Elementos, n. 15, p. 49-58, 1990.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

STRAHERN, P. O sonho de Mendeleiev. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

ZANETIC, J. Física e arte. Uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1 (49), p. 39-53, jan./abr. 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.