Desempenho da cultivar de feijão-caupi BRS Novaera sob níveis de irrigação e adubação em ambiente protegido
Douglas Gonçalves Guimarães, Leandro Menezes Oliveira, Murilo Oliveira Guedes, Gabriel Fernandes Pinto Ferreira, Thiago Reis Prado, Cláudio Lúcio Fernandes Amaral
Resumo
A deficiência hídrica e a falta de adubação são fatores limitantes na produção de feijão-caupi, especialmente no Nordeste Brasileiro, onde a maioria dos cultivos são de subsistência realizados pela agricultura familiar. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho da cultivar de feijão-caupi ‘BRS Novaera’ cultivada em vasos submetida a diferentes níveis de irrigação e adubação em ambiente protegido. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, com três repetições no esquema fatorial 4 x 2, com quatro níveis de irrigação (40%, 60%, 80% e 100% de irrigação para capacidade de vaso) e dois níveis de adubação (com e sem uso de adubos a base de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K)). Nas condições estudadas, observou-se que a maior produtividade de grãos foi obtida com 72% de irrigação para capacidade de vaso e que a adubação NPK resultou em incremento no número de vagens por planta de 105,5% e produtividade de grãos de 135,7%.
DOI:
https://doi.org/10.32929/2446-8355.2020v29n1p61-75
Apontamentos
Direitos autorais 2020 Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Cultura Agronômica
Ilha Solteira - SPE-ISSN 2446-8355E-mail: rca.feis@unesp.br Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.