AGREGAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DO SELO DE PROCEDÊNCIA: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de analisar as
vantagens competitivas a partir do processo produtivo de inovação por meio da
indicação de procedência do Vale dos Vinhedos. Para alcançar tal objetivo,
faz-se uma análise do atual cenário do setor, através de entrevista junto às
empresas Miolo, Valduga e Voluntano e ainda pesquisas bibliográficas
exploratórias em relação ao assunto abordado. A análise indica que as vantagens
competitivas adquiridas devem-se, principalmente, às estratégias a partir da
conquista do selo de procedência. Além disso, a conquista do selo tem
contribuído para a inclusão da agricultura familiar, para a formação de novas
atividades, como o enoturismo e para o desenvolvimento da região.
vantagens competitivas a partir do processo produtivo de inovação por meio da
indicação de procedência do Vale dos Vinhedos. Para alcançar tal objetivo,
faz-se uma análise do atual cenário do setor, através de entrevista junto às
empresas Miolo, Valduga e Voluntano e ainda pesquisas bibliográficas
exploratórias em relação ao assunto abordado. A análise indica que as vantagens
competitivas adquiridas devem-se, principalmente, às estratégias a partir da
conquista do selo de procedência. Além disso, a conquista do selo tem
contribuído para a inclusão da agricultura familiar, para a formação de novas
atividades, como o enoturismo e para o desenvolvimento da região.
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