Jornal comunitário Voz do Nicéia

Mariana de Souza Duré, M. Novais-Costa, Ângelo Sottovia-Aranha

Resumo


O jornal comunitário Voz do Nicéia é um projeto de extensão universitária desenvolvido por alunos do curso de jornalismo da Unesp, Câmpus de Bauru, e direcionado aos moradores da comunidade carente Jardim Nicéia, bairro localizado a três quadras da universidade, mas, ao mesmo tempo, isolado da cidade por suas condições sociais, políticas e econômicas. Até há alguns anos, tratava-se de um conjunto de casas completamente fora do centro urbano. Todavia, com a expansão imobiliária hoje é rodeado por condomínios de luxo. O objetivo da publicação é dar voz aos moradores, expondo seus problemas ao poder público e impulsionando a mobilização social na comunidade. O jornal possibilita aos estudantes o exercício pleno da atividade jornalística, visto que eles participam de todas as etapas de produção, desde a coleta de pautas à distribuição do produto aos moradores do bairro. Além disso, o exercício da responsabilidade é obrigatório porque o público alvo existe e fiscaliza o conteúdo dos jornais.

Palavras-chave


Jornal Comunitário Nicéia.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.