Programa de conscientização da população sobre o destino adequado dos dejetos fecais de animais em vias e logradouros públicos e exames laboratoriais

Mariana Bonici Nardo, Guilherme de Abreu Marchetti, Ingrid Hammermeister Nezu, Gisele Junqueira dos Santos, Giovanna Cristina Brombini, Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Regina Kiomi Takahira, Raimundo Souza Lopes, Luiz Henrique de Araújo Machado, Maria Lúcia Gomes Lourenço

Resumo


A contaminação ambiental por meio dos dejetos fecais de animais domésticos, principalmente em cães, nas vias públicas e logradouros tem sido motivo de preocupação, pois o parasitismo intestinal nesses animais, além de causar danos à saúde destes animais, constitui um sério problema de saúde pública, já que diversas espécies de parasitos possuem potencial zoonótico. A transmissão de parasitas como Ancylostoma spp., Giardia spp., Trichuris spp., Dipylidium caninum, Toxocara canis e Cystoisospora spp., ocorre através do contato com as fezes dos animais, por via oral ou per cutânea. Sendo assim, o projeto busca a conscientização da população sobre a destinação correta dos dejetos fecais de seus animais, por meio de intensa sinalização por toda a unidade do Hospital Veterinário da FMVZ – Botucatu, para que seja realizada análise coproparasitológica das amostras obtidas e diagnóstico para possíveis parasitoses. A metodologia consiste na distribuição de coletores, pôsteres nos locais de maior fluxo de pessoas, associado a ações informativas, distribuição de folders e orientação aos proprietários dos animais que frequentam o Hospital Veterinário, pelos bolsistas participantes. A colheita dos dejetos ocorreu diariamente e o processamento das amostras, realizado semanalmente, utilizando as técnicas de Faust e Willis. Após as análises das amostras, outra etapa do projeto iniciou-se, que contemplou a comunicação dos proprietários dos cães parasitados, instruindo-os para que retornassem ao Hospital Veterinário a fim de que os animais recebessem o tratamento adequado. Observou-se que a diminuição dos dejetos fecais nas dependências do Hospital Veterinário foi significativa, principalmente pela grande proporção de amostras não identificadas pelos proprietários, impossibilitando incluí-las no projeto. A cada ano de realização do projeto observa-se o predomínio de determinado parasita nas amostras colhidas de cães. No ano de 2011 observou-se maior incidência do parasita Ancylostoma brasiliensis com 60,9% (14/60 amostras); em 2012, 93,7% (32/61 amostras) continham oocistos de Giardia spp. e até o presente momento do corrente ano de 2013, há predomínio de Giardia spp. 91,6% (11/12 amostras). Os resultados positivos para Giardia spp., parasita do trato gastrintestinal de cães com potencial zoonótico, demonstra a importância do projeto não apenas com o intuito de conscientizar a população quanto ao destino adequado dos dejetos fecais de seus animais de companhia, a importância de tal fato para a saúde publica e a instrução dos proprietários para que seja realizado o tratamento dos animais parasitados.

Palavras-chave


Animais domésticos. Dejetos fecais. Potencial zoonótico.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.