Educação em saúde aos usuários de formulações magistrais da farmácia universitária da Universidade Federal de Goiás

Thaissa Costa Cardoso, Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira, Luciana Resende Prudente, Nathalie de Lourdes Souza Dewulf

Resumo


O Uso Racional de Medicamentos foi definido pela Organização Mundial da Saúde como um objetivo a ser atingido devido aos dados alarmantes de complicações geradas pelo uso indevido dos medicamentos. No nosso país, fatores como a automedicação, dificuldade de acesso ao serviço de saúde, baixa adesão ao tratamento medicamentoso e falta de orientação do paciente são obstáculos para a efetiva implementação do URM. O resgate da relação entre o farmacêutico e o paciente em farmácias comunitárias por meio da Atenção Farmacêutica, fazendo-se uso da dispensação de medicamentos, uso de materiais informativos e outros serviços farmacêuticos, está se consolidando como proposta para se implementar o Uso Racional de Medicamentos. As formulações magistrais carecem de uma legislação que regulamente e padronize um material informativo que funcione como um apoio às orientações verbalizadas pelos profissionais de saúde aos usuários destas. Para suprir essa carência foram desenvolvidos dezesseis materiais educativos para os usuários da Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, no projeto de extensão. Estes foram desenvolvidos conforme a regulação brasileira, utilizando-se uma linguagem acessível e objetiva, constituindo-se assim como uma forma de intervenção eficaz e de baixo custo para a promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Palavras-chave


Alfabetização em informação. Bulas para medicamentos. Bulas para o paciente. Educação em Saúde.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.