Carta ao Leitor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


CARTA AO LEITOR

Estamos no final de 2013 encerrando um ano bastante proveitoso do ponto de vista acadêmico e editorial para esta Revista Ciência em Extensão, considerando-se que seus 3 fascículos publicaram no conjunto 20 artigos e 22 relatos de experiências, em diferentes temas, com autores, em sua maioria, externos à UNESP. Sem querer analisar quantitativamente os aspectos de autoria e de procedência institucional, é possível observar que houve boa repercussão acadêmica tanto geográfica, quanto cientifica e institucionalmente.

Neste fascículo 3, o último do ano de 2013, houve um aumento de artigos originais em relação aos dois fascículos anteriores que publicaram 6 artigos cada, apresentando-se 8 artigos nas áreas temáticas de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Ciências Agrárias e Tecnologia. O mesmo ocorreu em relação aos 8 relatos de experiências publicados, que somaram-se aos outros 14 dos dois fascículos anteriores. São, ao todo, 16 trabalhos publicados pela Revista Ciência em Extensão, neste fascículo, dos quais 12 são de autores externos à UNESP. Essas quantidades são significativas do ponto de vista da avaliação de mérito da Revista, que é a meta principal a ser alcançada por seu Conselho Editorial.

O melhor resultado, porém, está nos conteúdos desses trabalhos que abordam diferentes propostas e atividades extensionistas relacionadas, por exemplo, a cursos de informática para crianças, uso de aquecedor solar de água de baixo custo, atuação do profissional de Educação Física no Programa Saúde da Família, educação ambiental para jovens, guarda responsável de animais de estimação e, inclusive, um dos relatos de experiência sobre como ensinar crianças a respeito do mundo dos insetos. Tal diversidade de assuntos é a característica multidisciplinar da extensão universitária que se coaduna com a realidade complexa da vida e da sociedade.

Cabe ainda destacar a inserção dos resumos dos 15 trabalhos premiados no 7º Congresso de Extensão Universitária, que correspondem às 11 áreas temáticas do evento. Esses resumos são resultados do desenvolvimento de projetos de extensão universitária aprovados por mérito no Sistema de Projetos de Extensão Universitária – SISPROEX, realizados por docentes e alunos durante o ano de 2013, cuja apresentação foi selecionada pela Comissão Permanente de Extensão Universitária ou similar de cada Unidade da UNESP e, durante o 7º Congresso, foram analisados por Comissão Científica que os selecionou para a premiação por área temática.

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


Palavras-chave


Extensão Universitária, Divulgação Científica

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.