Centros de documentação: entre pesquisa, ensino e difusão

Ana Carolina de Carvalho Viotti

Resumo


Este breve ensaio procura colocar em discussão a pluralidade de campos de ação que os centros de documentação conjugam nas instituições de ensino superior, qual seja: a formação universitária, o fomento à pesquisa e a divulgação de seu acervo e projetos para o público não especializado. A partir da experiência do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH) da UNESP/campus Franca, intende-se apresentar algumas alternativas para a implementação de projetos diversos e a disseminação de seus resultados a partir da interação entre especialização discente, criação de ferramentas de pesquisa e a ampliação dos ambientes virtuais de consulta.

Palavras-chave


centros de documentação; tratamento da informação; difusão; pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2002.

LOPES, Ãngela Maria N.; RIBEIRO, Regina Célia N.; COELHO, Ulysses F. Restauração e conservação de documentos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1998.

LUCCAS, Lucy; SERIPIERRE, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995.

MARSICO, M. A. de V. Noções básicas de conservação de livros e documentos. Disponível em: http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/sala_leitura/artigos/Nocoes_Basicas_de_Conservacao_de_Livros_e_Documentos.doc/view

MELO, Leandro Lopes P. de; MOLINARI, Lilian P. Higienização de documentos com suporte em papel. São Paulo: Fundação Patrimônio Histórico da Energia de SP, 2002.

MILEVSKI, R. J. Manual de pequenos reparos em livros. In: BECK, Ingrid. Caderno técnico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

PALETTA, Fátima A. C.; YAMASHITA, Marina M. Manual de higienização de livros e documentos encadernados. São Paulo: Hucitec, 2004.

http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/roteiro5.pdf

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/artigo_cnservacaoo_francisca_1358966936.pdf

http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=242

http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf

http://www.cpba.net/

http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?

key=&doc=73329&img=46




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.