Atenção à saúde funcional do atleta: da formação à excelência

Rodrigo Ribeiro Oliveira, Shalimá Figueirêdo Chaves, Wênya Palácio Xavier de Melo, Rômulo Lemos e Silva, Tailândia Viana Sampaio, Nahra Santos Rebouças, Marcela Nicácio Medeiros de Oliveira, Pedro Olavo de Paula Lima

Resumo


Introdução: O sistema público e privado de saúde brasileiro contempla diversos grupos especiais com atenção diferenciada, entre eles idosos e mulheres. Os atletas, apesar de também apresentarem perfil para formação de um grupo especial, não recebem assistência específica. Diante desse contexto o projeto de extensão Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE) surge para atender parte dessa demanda. Objetivo: Desenvolver ações educativas e assistenciais em fisioterapia esportiva junto à população praticante de atividade física e atletas no Ceará. Métodos: Foi realizada análise retrospectiva das atas de reunião do projeto de extensão LIFE desde seu início  (agosto de 2010, até dezembro de 2013). Resultados: Foram selecionados onze alunos, que foram devidamente capacitados, para participar do projeto de extensão. Foram realizadas 486 avaliações de praticantes de atividade física, de diferentes níveis de atuação, modalidades e níveis socioeconômicos, por meio dos seguintes  equipamentos: banco de wells, baropodômetro eletrônico, dinamômetro isocinético e eletromiógrafo de superfície. Três atletas foram reabilitados no equipamento dinamômetro isocinético. Houve discussão de sete artigos científicos da área esportiva e os alunos envolvidos no projeto participaram de seis capacitações especificas na área de Fisioterapia Esportiva. A Liga de Fisioterapia Esportiva vem tornando real a assistência fisioterapêutica aos indivíduos praticantes de atividade física e atletas. O trabalho tem sido de extrema importância para o desenvolvimento dos atletas cearenses, principalmente para os de baixa condição social, que antes não tinham nenhum centro de atendimento. Conclusão: Com esse estudo concluímos que os atletas e os grupos dos quais fazem parte estão sendo beneficiados com a assistência prestada. Essa atenção especial a esse grupo diferenciado da sociedade pode proporcionar ao atleta maior tempo de atuação dentro do seu esporte ou projeto social do qual faz parte. Também é possível diminuir a quantidade e intensidade de lesões sofridas, diminuindo, assim, o custo público nas médias e altas complexidades de saúde. Para o discente, a LIFE tem oferecido inserção na realidade concreta, auxiliando assim na formação de profissionais cidadãos, dotados de valores e competências para enfrentar o mercado de trabalho. Dessa forma, observamos que a LIFE tem cumprido seu papel diante da sociedade, ajudando a formar cidadãos e bons profissionais fisioterapeutas.

Palavras-chave


Fisioterapia. Projeto de extensão. Atletas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.