Formação de agentes comunitários de saúde para a promoção da vigilância do desenvolvimento infantil

Erika Aquino Marques Luiz, Vanessa de Melo Barros, Patrícia Carla de Souza Della Barba, Amanda Figueiredo dos Santos

Resumo


Estudos apontam que a formação a cerca da vigilância do desenvolvimento infantil auxiliam na identificação e/ou prevenção de déficits. Quanto mais atores envolvidos– familiares, cuidadores, profissionais da saúde e educação – melhor será a qualidade do desenvolvimento da criança. O objetivo deste projeto é fomentar ações de vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária, junto as Equipes de Saúde da Família em São Carlos, por meio da formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Tal atividade de extensão é baseada na aprendizagem significativa, dividida em três fases: na primeira, os pesquisadores habilitam os alunos para a utilização da Cartilha "Toda hora é hora de cuidar". Na segunda os alunos realizam a formação dos ACSs e na terceira fase os ACSs trabalham os conteúdos da cartilha junto às famílias de sua área. Foram efetivadas até o momento as duas primeiras fases do projeto. As Oficinas Problematizadoras dirigidas aos participantes tiveram como material de apoio à referida cartilha e abordaram nove temas essenciais: cuidado à gestante, vínculo e afeto, calendário de vacinação, desenvolvimento infantil, alimentação, higiene, cuidado com as doenças infantis, prevenção de acidentes, direitos da criança. Tais temas foram significativos e proporcionaram aos participantes uma identificação com sua vida pessoal, associando-os a aspectos do cotidiano, relacionando teoria e prática. Também verificou-se a problemática de detecção precoce de problemas relacionados aos cuidados na primeira infância. A última fase do trabalho está sendo efetivada e espera-se promover o empoderamento das famílias.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde. Agentes Comunitários de Saúde. Desenvolvimento Infantil. Terapia Ocupacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BEE, H. L. A criança em desenvolvimento. Tradução Cristina Monteiro. 12. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de apoio à descentralização. Coordenação geral de apoio à gestão descentralizada. Diretrizes operacionais dos pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pactovolume1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2009.

CHIESA, A. M. et al. Avaliação da implantação de novos instrumentos para o fortalecimento das ações de promoção do desenvolvimento infantil, na área de atuação do Programa Saúde da Família do município de São Paulo. Local, 2003. Projeto de pesquisa.

DELLA BARBA, P. C. S. Avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento. 2007. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

DELLA BARBA, P. C. S. et al. Formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional e de Agentes Comunitários de Saúde para a promoção de ações de vigilância do desenvolvimento infantil na Atenção Básica em Saúde. In: SÉMINAIRE INTERNATIONAL TRANSDISCIPLINAIRE DE CLINIQUE ET RECHERCHE SUR LE BÉBÉ: COMPÉTENCES DU BÉBÉ ET INTERVENTION PRÉCOCE, 2., 2011, Paris. Annales... Paris: Instituto Langage: LSCP: Centre Alfred Binet, 2011. p. 31-32.

FARIA, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993. 144 p.

FIGUEIRAS, A. Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil. 2002. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2002.

FRANKENBURG, W. K. Preventing developmental delays: is developmental screening sufficient? Pediatrics, v. 93, n. 4, p. 586-593, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1990.

MARIA-MENGEL, M. R. S. Vigilância do desenvolvimento em programa de saúde da família: triagem para detecção de riscos para problemas de desenvolvimento em crianças. 2007. Tese (Doutorado) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

NEÓFITI, C. C. Educação para a vigilância do desenvolvimento infantil: formação virtual e presencial para educares de creche. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

SANTOS, M. E. A; QUINTÃO, N. T.; ALMEIDA, R. X. de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Revista da Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 591-598, jul./set. 2010.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Saúde. Programa de Saúde da Família. Toda hora é hora de cuidar. Cartilha (texto na internet). São Paulo: UNICEF, 2003. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/manualtodahora.pdf. Acesso em: 30 jul. 2009.

UNICEF. Situação da infância brasileira: crianças de até 6 anos: o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento. Brasília, DF, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. São Carlos, 2007.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.