Intervenção cognitivo-comportamental para crianças com dificuldades psicolinguísticas: reabilitação neuropsicológica

Zelma Freitas Soares, Gustavo Marcelino Siquara, Ana Ribeiro Santana, Jacqueline Miranda Pereira, Verônica Santos da Silva, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas

Resumo


Crianças com atraso de desenvolvimento das funções linguísticas podem futuramente apresentar dificuldades de leitura e escrita. Os problemas sociais podem agravar ainda mais as situações de fracasso, considerando que o acesso aos serviços especializados na redução ou eliminação de tais dificuldades é restrito, sendo de alto custo para famílias de baixa renda. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar e oferecer para crianças de uma escola pública um programa de intervenção cognitivo-comportamental para alterações do processamento lexical, verificando sua eficácia na redução dos déficits. Após uma reunião na escola e, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e esclarecido pelos pais, 40 crianças foram avaliadas considerando os componentes fonológico, lexical e semântico da linguagem, utilizando a Bateria de Avaliação Neuropsicológica do Processamento Lexical. Foram inseridas no programa de estimulação cinco crianças, com idade entre seis a 10 anos, que apresentaram desempenho abaixo do esperado para sua idade em algumas tarefas da bateria. As referidas crianças foram convocadas a participar de uma intervenção, que consistiu na segunda etapa do projeto. Na intervenção, as crianças foram submetidas ao programa de estimulação psicolinguística, constituído de tarefas que visa estimular funções ligadas principalmente ao desempenho da leitura e escrita das crianças. Os dados quantitativos foram analisados a partir do Statistical Pachkage for Social Sciences. No primeiro momento, foi realizada a análise estatística descritiva, onde identificou as crianças que ficaram abaixo do primeiro desvio padrão em tarefas da bateria utilizada na avaliação, posteriormente, após as atividades de intervenção as crianças foram reavaliadas. Os resultados estatísticos comparativos demonstram efeito do programa no desempenho psicolinguístico. Ganhos referentes ao interesse e participação das crianças nas atividades escolares foram observados também pelos professores.

Palavras-chave


Funções psicolinguísticas. Reabilitação neuropsicológica. Intervenção cognitiva.

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