Intervenção cognitivo-comportamental para crianças com dificuldades psicolinguísticas: reabilitação neuropsicológica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARTIGAS-PALLARÉS, J. Problemas associados a la dislexia. Revista de Neurología, Barcelona, v. 34, Supl. 1, p. 7-13, 2002.
CAGNIN, S. Neuropsicologia Cognitiva e Psicologia Cognitiva: o que o estudo da cognição deficitária pode nos dizer sobre o funcionamento cognitivo normal? Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 16-30, 2009.
CAMARGO, C. H. P. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAPELLINI, S. A.; OLIVEIRA, A. M.; PINHEIRO, F. H. . Eficácia do programa de remediação metafonológica e de leituras para escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 131-138, 2011.
CAPOVILLA, A. G. S. Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano. Cadernos de Psicopedagogia, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 1-24, 2007.
CHRISTIANSE, M. H.; ONNIS. L.; HOCKEMA S. A. The secret is in the sound: from unsegmented speech to lexical categories. Developmental Science, v. 12, n. 3, p. 388-395, 2009.
COHEN, J. Quantitative methods in psychology. Psichological Bulletin, Washington, v. 112, n. 1, p. 155-159, 1992.
COSENZA, R. M.; FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F. A evolução das ideias sobre a relação entre cérebro, comportamento e cognição. In: FUENTES, D. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ELLIS, A.; FRANKLIN, S.; CRERAR, A. Cognitive neuropsychology and the remediation of disorders of spoken language. In: RIDDOCH, M. J.; HUMPHREYS, G. W. (Orgs.). Cognitive neuropsychology and cognitive rehabilitation. Hove, UK: Erlbaum, 1994.
FREITAS, P. M. Perfil neuropsicológico das paralisias cerebrais: hemiplégica e diplégica. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde): Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
_______. CARDOSO, T. S. G.; SIQUARA, G. M. Programa de intervenção neuropsicológica nos transtornos de aprendizagem : uma proposta de pesquisa e extensão. Revista Extensão, Cruz das Almas, Bahia, v.1, n.1, p. 89-94, 2011.
_______ et al. Avaliação neuropsicológica de processamento lexical. In: MALOY-DINIZ, L. F. et al. (Orgs.). Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GERMANO, G. D.; CAPELLINI, S. A. Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia. Pró-Fono: revista de atualização científica, Carapicuíba, SP, v. 20, n. 4, p. 237-242, 2008.
HARLEY, T. The psychology of language: from data to theory. New York: Psychology Press, 2001.
MARTINS, P. L. M.; COSTA, H. U. M. M. A reabilitação neuropsicológica sob a ótica da psicologia comportamental. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 35, n.1, p. 6-12, 2008.
MOTA, H. B.; MELO FILHA, M. G. C. Habilidades em consciência fonológica de sujeitos após realização de terapia fonológica. Pró-Fono: revista de atualização científica, Carapicuíba, SP, v. 21, n.1 2, p. 119-124, 2009.
PINHEIRO, A. M. V.; ROTHE-NEVES, R. Avaliação cognitiva de leitura e escrita: as tarefas de leitura em voz alta e ditado. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 14, n.2, p. 399-408, 2011.
PONTES, L. M. M.; HÜBNER, M. M. C. A reabilitação neuropsicológica sob a ótica da psicologia comportamental. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 35, n.1, p. 6-12, 2008.
ROCHA, C. R.; MENZEN, E.; NASCIMENTO, S. F. Diferenciando e reconhecendo as dificuldades e os transtornos de aprendizagem. In: FINK, A. T.; FERRARI, R. F.; CANAN, S. R. (Orgs.). Psicopedagogia em debate. Frederico Westphalen: URI, 2008. p. 42-55.
SALGADO, C. A.; CAPELLINI, S. A. Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Pró-Fono: revista de atualização científica, Carapicuíba, SP, v. 20, n. 1, p. 31-36, 2008.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n.2, p. 153-162, 2006.
______. Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 687-709, 2007.
SCHIRMER, C. R.; FONTOURA, D. R.; NUNES, M. L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 80, n. 2, supl., p. 95-103, 2004.
SEABRA, A. G.; CAPOVILLA, F. C. Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. Ed.2, São Paulo: Memnon, 2009.
SERAFINI, A. J. et al. Panorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 28, n. 1, p. 34-49, 2008.
SILVA, A. P. C.; CAPELLINI, S. A. Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2010.
SOHLBERG, M. M.; MATEER, C. A. Reabilitação cognitiva: uma abordagem neuropsicológica integrativa. Ed. Santos, São Paulo, 2009.
STEVANATO, I. S. et al. Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 1, p. 67-76, 2003.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.