Ensinando e aprendendo educação ambiental com jovens

Edme Severino Santos, Ana Cristina Passarella Brêtas

Resumo


A preocupação com a preservação do meio ambiente é um dos principais focos de atenção social no século XXI. Nela se inserem as alternativas capazes de garantir para as futuras gerações um ambiente propício que possibilite a continuidade da vida humana. Neste contexto, este estudo qualitativo foi realizado a partir de discussões sobre a consciência coletiva de sustentabilidade ambiental e da necessidade de abrir canais que favoreçam a criação de políticas direcionadas. Objetivou compreender os significados e a importância da educação ambiental para adolescentes que participam das atividades do “Projeto Saber Cuidar” e contribuir com a formação de jovens multiplicadores da educação ambiental. Foi realizado em uma Escola Estadual da Cidade de São Paulo, com a participação de doze estudantes de 11 e 12 anos de idade. Os dados foram coletados por meio das técnicas da entrevista e observação participante. Na análise emergiram quatro eixos temáticos: consciência ecológica; transformação social; dificuldades com a implantação da proposta; realização da proposta de educação ambiental. Os principais resultados mostraram a importância da conscientização ambiental no processo de educação, da tomada de consciência pelos jovens e da percepção do meio em que vivemos. Revelaram a necessidade de um olhar direcionado à construção de novas formas de interação capazes de ver as problemáticas educacionais e sociais e, diante delas, direcionar uma postura incisiva capaz de potencializar a necessária mobilização social. Esta ação partilhada estimulou os estudantes que participaram da pesquisa a multiplicarem o apreendido, ensinando aos outros sobre educação ambiental.


Palavras-chave


Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Meio ambiente. Educação ambiental.

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