Uma proposta de intervenção psicossocial em um Centro de Referência de Assistência Social de Minas Gerais

Luiz Felipe Viana Cardoso, Maria de Fatima Aranha Queiroz e Melo

Resumo


Este texto se propõe a refletir sobre o papel do psicólogo social no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), considerando a recente criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil. Para isso, faremos uso das experiências levantadas durante o Projeto Sucata – programa de extensão universitária desenvolvido pela Brinquedoteca do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei –, que desde 2008 atua em parceria com os CRAS do município de São João del-Rei/MG. Tendo como proposta a garantia do direito de brincar e a realização de um trabalho de consciência ambiental, o programa utiliza-se da metodologia de oficinas, por um lado, para desenvolver a construção de brinquedos a partir da sucata (material de custo zero) e, por outro, para realizar um trabalho de educação voltada para a afetividade com um grupo de crianças inseridas em um contexto de vulnerabilidade social, possibilitando ao público envolvido um espaço para a ressignificação de suas experiências e sentimentos, bem como para a elaboração de conflitos nas relações interpessoais. Entendemos que o trabalho de intervenção psicossocial no contexto das políticas públicas de assistência social deve estar focado no atendimento grupal.


Palavras-chave


Psicologia Social. CRAS/SUAS. Políticas Públicas. Brinquedo-sucata. Afetividade.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, M. L. M. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte : Edições do Campo Social, 2000.

BRASIL. Lei no 12.435, de 6 de julho de 2011. Altera a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Diário Oficinal [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, v.148, n.129, p.1, 7 jul. 2011. Seção 1, p.1.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Guia de orientação técnica – CRAS/SUAS : proteção social básica de assistência social. Brasília, DF, 2005. N. 1.

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília : Conselho Federal de Psicologia, 2007.

DIDONET, V. O brinquedo feito pela criança. AME Educando, Belo Horizonte, n.148, p. 15-17, 1982.

FILGUEIRAS, C. A. C. Exclusão, risco e vulnerabilidade : desafios para a política social. In: CARNEIRO, C. B. L.; COSTA, B. L. D. (Orgs.). O que há de novo : desafios e tendências. Belo Horizonte : Fundação João Pinheiro, 2004. P. 25-34.

MACHADO, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1994.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. Tradução Marco Aurélio Fernandes Velloso e Maria Stela Gonçalves. 7 ed. São Paulo : Martins Fontes, 2005.

QUEIROZ E MELO, M. de F. A. de et al. Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v.19, n.2, p.114-121, 2007.

TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.