Educação na qualificação profissional da construção civil

Aparecido Fujimoto, Patrícia Stella Pucharelli Fontanini, Hadassa Vargas de Oliveira, Fabio Hirata Fidelis, Natalia Zamagna Urdangarin, Danilo Rezende Bortoletto, Brunna Pereira, Carla Gabriel Fachieri

Resumo


O trabalho de extensão tem como premissa básica contribuir com a conscientização, cidadania e socialização dos trabalhadores (as) no que tange à qualificação profissional na Construção Civil, sendo um Projeto Pedagógico da Faculdade de Engenharia Civil do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias – CEATEC, PUC?Campinas. É aplicado às pessoas desempregadas e/ou empregadas, jovens e/ou adultos da construção civil e demais pessoas, cuja faixa etária é entre 25 à 65 anos de idade, de nível de escolaridade Ensino Fundamental. São trabalhadores, homens e mulheres participantes que, em busca de emprego, procuram a valorização de seu potencial e qualificação profissional promovendo, também, uma qualidade de vida a seus familiares. A metodologia utilizada foi beneficiada através de avaliações mensais e interações assíduas com os grupos de encontro, sendo possível constatar, com isto, uma melhoria acentuada com destaque à satisfação do trabalho em equipe e convivência harmoniosa, motivação individual e ampliação dos conhecimentos. Para o apoio didáticopedagógico os laboratórios do CEATEC foram utilizados para aulas de leituras técnicas de projetos pertinentes ao desenvolvimento da construção civil e afins, bem como o uso de manuais confeccionados durante o desenvolvimento dos encontros, palestras com profissionais especializados e visitas técnicas às empresas da construção civil. Pelos resultados obtidos percebeu?se, por meio das avaliações e diálogos com os trabalhadores (as) participantes dos encontros de extensão, a confiança pessoal e para/com seus companheiros e terceiros, além de uma maior segurança profissional, autoestima e respeito aos seus círculos de convivência em todos os segmentos. Com relação aos ex?alunos bolsistas, que atualmente encontram?se no mercado de trabalho como profissionais engenheiros, apresentaram melhor comunicação, entendimento, facilidade na resolução de conflitos, desempenho e afetividade entre os trabalhadores e trocas de experiências profissionais.

Palavras-chave


Educação. Qualificação profissional. Construção civil.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.