O uso de recursos lúdicos na assistência à criança hospitalizada

Eulalia Maria Aparecida Escobar, Aparecida Silvia Mellin, Carmen Elisa Villalobos Tapia, Rafaela Carlos Piovesan, Sandra Toshiko Noguchi

Resumo


A brinquedoteca hospitalar é um espaço onde as crianças aprendem a dividir brinquedos, histórias, emoções, alegrias e tristezas sobre a condição de hospitalização Proporcionando distração por meio da disponibilização de recursos lúdicos, prepara a criança para as situações novas e possibilita a manutenção e progressão do seu desenvolvimento normal. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Enfermagem da PUC de Campinas-SP intitulado "Humanização Pediátrica: o Uso de Recursos Lúdicos na Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança” e desenvolvido por alunos que realizam atividades lúdicas na brinquedoteca ou à beira do leito, no setor de pediatria do Hospital Universitário. O trabalho desenvolve-se durante o ano letivo, de segunda às sextas feiras no período da tarde. Nessas vivências, os alunos aprendem a importância do lúdico para o desenvolvimento emocional da criança, o que torna a hospitalização menos invasiva e melhora o relacionamento humano entre profissionais, pais e crianças. Os alunos compreendem o brincar não só como uma ferramenta importante ao bem estar da criança e da família como também o promotor de uma melhor experiência da hospitalização e uma vivência mais positiva da doença, o que corrobora todo o embasamento teórico sobre o seu benefício durante a hospitalização infantil.


Palavras-chave


Humanização da assistência hospitalar. Jogos e brinquedos. Criança hospitalizada.

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