Contribuições do ensino das Ciências Naturais e de Química para a promoção do consumo responsável – grupo Quimicando com a ciência
Resumo
Embora não seja recente, nunca o debate em torno da problemática ambiental foi tão presente como na sociedade contemporânea, mesmo que essa preocupação com as questões ambientais, decorrentes dos processos de crescimento e desenvolvimento, tenha se dado de forma gradual entre os mais diversos segmentos da sociedade, de governos, organizações e outros agentes.
O aumento significativo do consumo de bens e matérias?primas e o crescimento acelerado e desordenado das cidades, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, rapidamente geraram um quadro de degradação ambiental nunca visto anteriormente. Do início do século XIX, período a partir do qual podemos considerar um crescimento exponencial na produção e utilização de produtos químicos sintéticos, até os dias de hoje (ou seja, pouco mais de 200 anos) degradamos e poluímos o meio ambiente mais do que em 10.000 anos de história. Tal fato se deu, devido ao grande incentivo ao desenvolvimento econômico, aliado à falta de consciência com relação à necessidade de investimentos no controle de poluição, tanto do setor público, como do setor privado, e da inexistência de uma legislação ambiental pertinente com relação ao descarte de resíduos tóxicos no meio ambiente, oriundos da atividade da indústria química. A prevenção nem era cogitada nesse período. Como conseqüência, adentramos à década de 1970 com nossos recursos hídricos comprometidos, não havendo definição quanto à destinação de resíduos, a qualidade do ar nos grandes centros piorando a cada ano e uma crise ambiental de proporções nunca imaginadas anteriormente, sendo vislumbrada para um futuro próximo (Farias, 2011), levando a sociedade a refletir sobre ela mesma, questionando e repensando seus hábitos e atitudes.
O aumento significativo do consumo de bens e matérias?primas e o crescimento acelerado e desordenado das cidades, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, rapidamente geraram um quadro de degradação ambiental nunca visto anteriormente. Do início do século XIX, período a partir do qual podemos considerar um crescimento exponencial na produção e utilização de produtos químicos sintéticos, até os dias de hoje (ou seja, pouco mais de 200 anos) degradamos e poluímos o meio ambiente mais do que em 10.000 anos de história. Tal fato se deu, devido ao grande incentivo ao desenvolvimento econômico, aliado à falta de consciência com relação à necessidade de investimentos no controle de poluição, tanto do setor público, como do setor privado, e da inexistência de uma legislação ambiental pertinente com relação ao descarte de resíduos tóxicos no meio ambiente, oriundos da atividade da indústria química. A prevenção nem era cogitada nesse período. Como conseqüência, adentramos à década de 1970 com nossos recursos hídricos comprometidos, não havendo definição quanto à destinação de resíduos, a qualidade do ar nos grandes centros piorando a cada ano e uma crise ambiental de proporções nunca imaginadas anteriormente, sendo vislumbrada para um futuro próximo (Farias, 2011), levando a sociedade a refletir sobre ela mesma, questionando e repensando seus hábitos e atitudes.
Palavras-chave
Educação ambiental. Ensino de Química. Consumo responsável. Ensino de Ciências.
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