Restauro da Capela do Rosário no município de Matias Barbosa, Minas Gerais, Brasil
Resumo
O trabalho expõe o processo desencadeado para a elaboração do projeto de restauro da Capela do Rosário no município de Matias Barbosa, em Minas Gerais, no Brasil. A capela é patrimônio cultural protegido na instância federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, localizada em encosta lindeira ao rio Paraibuna que serpenteia pelo município. A posição desta capela é dominante e demarca de modo singular a memória social desta localidade. Como patrimônio cultural encontra?se em bom estado de conservação, com ações necessárias para a sua preservação. As premissas básicas para o projeto referem?se ao respeito aos valores estéticos e culturais do bem imóvel em questão, com o mínimo de intervenção possível, buscando a sua adequação e compatibilidade aos elementos construtivos originais. Foi feita também uma aproximação relacionada às teorias do restauro, para o enquadramento do bem cultural aos procedimentos mais adequados para a sua conservação. Vale ressaltar a importância da revisão das políticas urbanas atuais, particularmente relacionadas à circulação de veículos, para permitir a garantia da integridade deste bem cultural. Foram feitos levantamentos em acervos e no local, com vistas ao entendimento da memória da ocupação do território, bem como a inserção deste patrimônio edificado no contexto da própria cidade e sua região. Buscou?se também a compreensão do estado atual da edificação, e a sua valorização junto à comunidade, proporcionando a manutenção dos laços de identidade cultural e garantindo a permanência destes espaços em bom estado para asdemais gerações.
Palavras-chave
Patrimônio Cultural. Preservação ambriental. Políticas Públicas.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.