A ressignificação do corpo: uma proposta interdisciplinar com crianças em fase escolar
Resumo
Este artigo se refere à análise crítica das experiências realizadas pelo projeto de extensão “Fisioterapia Coletiva: Ações no Morro Nova Cintra-Santos-SP” com crianças de 8 a 11 anos em uma escola da região. Propusemos um projeto interdisciplinar com acadêmicos de Fisioterapia e Psicologia com o objetivo ressignificar posturas, sentimentos e movimentos corporais. Desenvolvemos atividades que permitissem aos alunos revivenciar situações cotidianas com um olhar atento às suas sensações e às posturas adquiridas, levando em conta os diversos fatores que estão associados à composição das experiências dos sujeitos com seus corpos, tais como os biológicos, emocionais, culturais, sociais e ambientais. Os resultados mostram a importância de se considerar a indissociabilidade entre corpo e mente nos projetos de educação e promoção a saúde com crianças em fase escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, D. D. Imagem corporal: a descoberta de si mesmo. História Ciências Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 547-554, maio/ago., 2005.
BOURDIEU, P. O camponês e seu corpo. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 83-92, jun. 2006.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia kabila. Oeiras: Celta, 2002.
DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução de Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FINCO, D. A educação dos corpos femininos e masculinos na educação infantil. In: FARIA, A. L. G. (Org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
KELEMAN, S. O corpo diz sua mente. Tradução de Maya Hantower. São Paulo: Summus, 1996.
PEREIRA, L. H. P. Corpo e psique: da dissociação à unificação : algumas implicações na prática pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 151-166, jan./abr. 2008.
PEREIRA, L. H. P. Decodificação crítica e expressão criativa: seriedade e alegria no cotidiano da sala de aula. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
SAYÃO, D. T. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? Revista Eletrônica de Educação, v. 2, no. 2, p. 92-105, nov. 2008. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/ view/20. Acesso em: 21 fev. 2012.
SAYÃO, D. T. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.
SOMEKAWA, A. S. et al. Saúde na escola: o que é certo ou errado quando se trata de postura? 2012 (No prelo).
UCHÔGA, L.A.R.; PRODÓCIMO, E.; Corpo e movimento na educação infantil. Motriz : Revista de Educação Física, Rio Claro, v.14, n.3, p. 222-232, jul./set. 2008.
VAZ, A. F. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T.; PINTO, F. M. (Orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de educação física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002a.
VAZ, A. F. Aspectos, contradições e mal-entendimentos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, Florianópolis, v.13, n. 19, p. 7-11, 2002b.
WACQUANT, L. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 10, n. 16, p. 63-71, jul.-dez. 2007.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.