A ressignificação do corpo: uma proposta interdisciplinar com crianças em fase escolar

Natalia Novaes Pavani Araujo, Fernanda Flávia Cockell, Andressa Sartori Somekawa, Larissa Baraçal Bordon, Gabriel Tavares da Motta Esperança, Aline Suelen Pires

Resumo


Este artigo se refere à análise crítica das experiências realizadas pelo projeto de extensão “Fisioterapia Coletiva: Ações no Morro Nova Cintra-Santos-SP” com crianças de 8 a 11 anos em uma escola da região. Propusemos um projeto interdisciplinar com acadêmicos de  Fisioterapia e Psicologia com o objetivo ressignificar posturas, sentimentos e movimentos corporais. Desenvolvemos atividades que permitissem aos alunos revivenciar situações cotidianas com um olhar atento às suas sensações e às posturas adquiridas, levando em conta os diversos fatores que estão associados à composição das experiências dos sujeitos com seus corpos, tais como os biológicos, emocionais, culturais, sociais e ambientais. Os resultados mostram a importância de se considerar a indissociabilidade entre corpo e mente nos projetos de educação e promoção a saúde com crianças em fase escolar.


Palavras-chave


crianças; relações mente e corpo; promoção à saúde, saúde escolar

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