Análise da percepção de produtores em relação ao reaproveitamento de dejetos animais em Dracena/SP

Juliana Guimarães Matzembacher, Adriano Barbieri, Omar Jorge Sabbag

Resumo


A produção animal é uma forma de exploração concentradora de dejetos, causadores de grande impacto ambiental, devido à falta de acesso às informações quanto ao destino e reutilização adequados dos resíduos agropecuários. Por ser considerável a quantidade de produtores envolvidos com a bovinocultura leiteira, este trabalho objetivou analisar a percepção dos produtores da região de Dracena/SP com relação ao reaproveitamento dos dejetos, e os malefícios que a má reutilização destes pode causar ao meio ambiente. Para tanto, fez-se o uso de palestras direcionadas, com avaliação diagnóstica por meio de questionário aplicado sob uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram relevância para o tema abordado, por meio da aplicação de práticas sustentáveis e de baixo custo; entretanto, aliar a parte teórica com a prática aplicada é essencial para um melhor desempenho do conteúdo abordado, na proposição de soluções para que o conhecimento desenvolvido nas universidades seja disseminado, fundamentando-se em projetos de extensão de modo como as informações são transmitidas.

Palavras-chave


análise de percepção, questionário participativo, dejetos da bovinocultura leiteira

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.