O zoológico como espaço integrador de posturas em educação ambiental

Vanessa do Nascimento Ramos, Marco Antonio Correa Varella, Mariana Ragogna Antonio, Natalia Andricioli Periotto, Rodrigo Righes Goulart

Resumo


O objetivo deste projeto foi promover discussões sobre a problemática ambiental junto a estudantes de biologia e funcionários de um zoológico. Indiretamente, esperamos contribuir para a melhoria do trabalho no zoológico, por meio da capacitação de seus funcionários no tratamento aos animais e no atendimento ao público. Além disso, visamos a estimular os estudantes a realizar outras ações em educação ambiental, a partir de uma experiência no zoológico. O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, foi visitado para sondagem e coleta de dados, que foram utilizados para elaboração de material didático e de cursos de capacitação. Os cursos foram ministrados separadamente para estudantes e funcionários, sempre norteados por suas experiências e questionamentos. Ambos relataram poucas oportunidades para discutir o tema até o momento. A reinterpretação de relatos de funcionários, após as discussões, indica que houve a apreensão das idéias centrais tratadas no curso. Como desdobramento concreto, destacamos a organização voluntária dos estudantes para monitorar os visitantes do zoológico aos finais de semana a partir do ano seguinte ao curso.

Palavras-chave


Zoológico. Funcionários. Educação ambiental. Bem-estar. Capacitação. Estudantes de graduação

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, I. C. M. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre

educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural

Sustentável, Porto Alegre, n. 2, v. 2, p. 43-51, 2001.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo,

v. 14, n. 2, p. 1-11, 2000.

GUIMARÃES, M.; VASCONCELOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e

educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de

educação. Educar, Curitiba, n. 27, p. 147-162, 2006.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de

Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, 2003.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico,

complexo e reflexivo. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

LIMA, G. F. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente e

Sociedade, Campinas, ano 2, n. 5, p. 135-153, 1999.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação & Pesquisa, São

Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.

SORRENTINO, M. et al. A Educação ambiental como política pública. Educação e

Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.

VARGAS, L. A. Educação Ambiental: A Base para uma Ação Político/Transformadora na

Sociedade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 15, p. 72-79,

jul./dez. 2005.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.