Programa de inclusão digital para funcionários da FOSC/UNESP

Lucelia Auxiliadora Honorato, Ana Maria Monteiro de Barros, Lucelia Lemes Gonçalves

Resumo


Introdução: A Direção da FOSJC, a STDARH e GDPH, preocupados com a capacitação profissional dos servidores técnico-administrativo, e em consonância com as novas regras do Plano de Carreira previstas na Resolução UNESP 70/2008, bem como o estabelecido na Resolução UNESP 736/2008, que dispõe sobre a operacionalização da Promoção Permanente de Inclusão Digital, neste ano de 2010. Atualmente há grande demanda e necessidade de informação sendo assim, a  inclusão digital se faz necessária para possibilitar ao cidadão sua inclusão social, pois praticamente qualquer área de trabalho se utiliza de computadores e softwares. A Internet já está presente no cotidiano do ser humano tanto para o armazenamento, como para a recuperação da informação em meios digitais, ocorre por meio do computador, equipamento ao qual nem todos ainda têm acesso. Objetivos: O Programa tem como principal objetivo capacitar os servidores a utilizarem o computador e seus programas. Ao término do curso, os alunos deverão estar familiarizados com  os recursos oferecidos pelas tecnologias de informação e comunicação. Isso contribuirá substancialmente com a inclusão digital. Deverão, também, ter condições de acessar as mídias em geral. A administração da FOSJC, tem instituído  sistemas com a finalidade de otimizar os processos de trabalho, assim, é imprescindível que todos os funcionários saibam utilizar um computador e acessar os sistemas que atualmente são utilizados para agilizar esses processos, tais como: ADP on-line, Solicitação de materiais e de serviços. Métodos: Foi oferecido o Módulo Básico, que totalizou uma carga horária de 22 horas, sendo que cada encontro compreendia o período de 1h e 30 min., uma vez por semana. As aulas foram ministradas pela aluna do 6º ano noturno e bolsista da PROEX Lucélia Lemes Gonçalves Módulo Básico : - Ligar um computador;- Trabalhar textos do Word;- Acessar a internet para conhecimento das noticias e eventos da universidade;- Realizar cadastramento  no banco de dados do governo de São Paulo; incluir informações no ADP.Módulo Intermediário: - Instalar e executar programas simples;- Criar e gerenciar e-mail;- Armazenar fotos e arquivos;- Planilhas de cálculos em Excel. Resultados: ndiretamente sentimos que os nossos funcionários estão mais satisfeitos com a possibilidade de aprender e conhecer um novo universo muitas vezes distante da sua realidade. Os resultados obtidos foram excelentes em relação ao aproveitamento dos funcionários inscritos, os quais totalizaram 30 funcionários e 2 Docentes, a maior parte deles apresentou um excelente rendimento durante as aulas, bem como um ótima freqüência em média 90% de presença, conforme as lista de presença e as provas aplicadas.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.