Empregabilidade: visão do mercado de trabalho

Camila Njaime Vivan, Damarys Oliveira Pires, Maria Candida Soares Del-Masso

Resumo


Introducão: Por meio das observações realizadas mediante a atuação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho competitivo da cidade de Marília, identificamos que tanto o empregador quanto o empregado que se enquadram na Lei 8.213 (Lei de Cotas) possuem pré-conceitos, dúvidas e receios sobre essa relação mascarando, muitas vezes, os reais propósitos desse vínculo empregatício. A Capacitação Profissional realizada como parte das atividades do Projeto de Extensão Universitária Profissionalização de Pessoas com Deficiência do Centro de Reabilitação Profissional da Associação de Suporte ao Trabalho Inclusivo - CRP/ASTI, é um espaço para que as habilidades das pessoas com deficiência sejam avaliadas e aperfeiçoadas possibilitando que o trabalho ocorra de maneira qualitativa e construtiva. Objetivos: A proposta deste estudo consiste em desenvolver junto ao empregador palestras de orientação e esclarecimento acerca do trabalho da pessoa com deficiência e dos aspectos de empregabilidade contribuindo para a quebra de mitos e tabus e auxiliando o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho competitivo por meio da Lei de Cotas. Métodos: Para iniciarmos as ações, realizamos ampla análise desta relação de emprego, e da necessidade do cumprimento da Lei de Cotas, por meio de pesquisas de campo, complementada com a identificação de referências da área incluindo as legislações trabalhistas. Com esses dados, organizamos as palestras que são realizadas em diferentes locais da cidade de Marília. Resultados: As atividades ainda estão em andamentos, além de ser base para a abertura de mercado de trabalho, locais esses que poderão contratar os usuários do CRP/ASTI em processo de capacitação profissional visando o trabalho competitivo.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.