Atendimento odontológico precoce na zona rural da cidade de Araraquara-SP

Angela Cristina Cilense Zuanon, Cyneu Aguiar Pansani, Fábio César Braga de Abreu-e-Lima, Elcilaine Rizzato Azevedo

Resumo


Introdução: A doença cárie é um sério problema de saúde pública enfrentado pela população brasileira. Sabe-se que esta doença é passível de prevenção, principalmente quando os cuidados são iniciados logo no início da vida da criança. Assim, o atendimento odontológico precoce é de extrema importância para a promoção de saúde e boa qualidade de vida do indivíduo. Objetivos: acompanhar crianças de 0 a 3 anos de idade moradoras no Assentamento Bela Vista (ABV) , zona rural da cidade de Araraquara (SP) por meio de atendimento odontológico curativo, preventivo e educativo. Métodos: Todas as crianças moradoras do ABV de 0 a 3 anos de idade receberam atendimento odontológico domiciliar curativo (Tratamento Restaurador Atraumático -TRA), preventivo (aplicação de verniz fluoretado, escovação dentária) e educativo (instruções para a família) nos anos de 1994 a 2011. Em casos em que o TRA não foi possível devido a extensão da lesão de cárie, a criança foi atendida no posto de saúde do próprio local. Os atendimentos foram realizados por alunos do curso de graduação acompanhados pelos professores envolvidos no projeto. Após os 3 anos de idade, as crianças foram encaminhadas para o programa odontológico do local realizado pela mesma equipe de profissionais. Resultados: foram atendidas 963 crianças sendo que apenas 64% delas foram acompanhadas durante seus três primeiros anos de vida devido às condições peculiares da população local. Destas, 70% não apresentaram lesões de cárie durante o período de acompanhamento. Conclusão: o atendimento odontológico e o acompanhamento longitudinal foram efetivos em evitar ou controlar a doença cárie e promover as crianças melhora em sua qualidade de vida.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.