Futuro e vida

Cristiane Barboza Leite, Ana Laura Moraes da Silveira, Vagner Sérgio Custódio

Resumo


Introdução: O projeto Futuro e Vida desenvolve atividades lúdicas, recreativas, sensoriais e perceptivas relacionadas à Educação Ambiental para crianças com deficiência intelectiva, física e/ou múltipla na faixa etária a partir de sete anos de idade. Objetivos: Os objetivos contemplam maior visibilidade e experiências dos 50 alunos da APAE - Rosana sobre temas ligados ao meio ambiente, além de incentiva-los a adotar iniciativas conscientes que dizem respeito à natureza e seus desdobramentos como a reciclagem de lixo e o não desperdício da água. Métodos: Utilizam-se imagens, instrumentos musicais, fantoches, materiais esportivos e vídeos, os quais são aplicados de forma lúdica e servem como estratégia para trabalhar os conceitos educacionais, aumentando, portanto, a tolerância e interesse dos alunos nas atividades. Resultados: Após um semestre do projeto, os resultados apontam para uma situação de motivação nas atividades, melhoria nas relações interpessoais do grupo, compreensão de conceitos relacionados à educação ambiental. Além disso, o projeto trouxe para as acadêmicas e animadoras educacionais envolvidas, experiências de suma importância para criar relações de afeto e aflorar os sentimentos existentes nos momentos de integração e interação, onde minimizamos a situação de deficiência e valorizamos as potencialidades das crianças.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.